A importância do bem-estar e saúde mental dos colaboradores da Ramo
Estudos mostram que mesmo após a pandemia, o efeito desse momento na saúde mental da população deve permanecer por algum tempo. O sofrimento psíquico não é banal. Nunca foi. Com a devastação da covid-19, esse número aumentou ainda mais. Isolamento social, restrições de mobilidade, quebra na rotina ajudaram a alimentar as angústias de muitas pessoas.
As fronteiras entre a vida profissional e pessoal mudaram da noite para o dia com o home office. O uso constante das redes sociais, a quantidade de informações, o uso do WhatsApp para falar com os colegas de trabalho, reuniões virtuais, metas a cumprir mudou a vida de todos num processo rápido que, certamente, vai marcar a vida de todos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que entre os grupos de risco, as mulheres se destacaram, particularmente aquelas que fizeram malabarismos para cuidar da casa, da educação dos filhos, tarefas domésticas e vida profissional. Medo de pegar o vírus, luto, incertezas, desemprego, aumento de dívidas, situação financeira foram e são alguns dos problemas enfrentados por muitos.
No início de outubro, a Unicef divulgou dados alarmantes que mostraram o aumento do número de crianças, adolescentes e jovens com problemas de saúde mental, e declarou que é apenas a ponta do iceberg. A ruptura com as rotinas, a educação, a recreação e a preocupação com a renda familiar e com a saúde estão deixando muitos jovens com medo, irritados e preocupados com seu futuro.
A saúde mental é um problema que afeta a todos dentro de casa. Se os filhos não estão bem, geralmente, a preocupação recai sobre os pais, o contrário também acontece. Sintomas como depressão, ansiedade e insônia não chegaram com a pandemia, já existiam há muito tempo, mas com ela se agravaram.
É uma reação em cadeia e esses conflitos e danos mentais também chegaram ao ambiente corporativo. Preocupada com isso, a Ramo Sistemas tem trabalhado, apoiado e investido na vida de seus colaboradores, com o intuito de acolher pessoas que estão nessa situação.
Recomendados pelo LinkedIn
A empresa oferece mensagens, palestras e condições para que haja uma sensibilização de todos. Faz uma reunião mensal exclusiva para tratar de temas relevantes aos colaboradores, afinal a saúde de cada um importa! Não dá para falar de estratégia, de inovação, de plano de metas, sem falar do ser humano, sem falar de pessoas! Sim, pessoas que fazem tudo acontecer. O fator humano tem um peso tão grande quanto o estratégico, dando sentimento de pertencimento e de propósito para todos!
Já realizamos mais de 30 reuniões, o Ramover Meeting, com foco em apoiar e treinar equipes, falando sobre saúde e bem-estar com palestras de profissionais qualificados, meditação e ginástica laboral virtual. Falamos de diversidade, e a importância de criar estratégias e planos de ação com um propósito corporativo trazendo a todos, esse sentimento de pertencimento.
Na construção de um ambiente saudável o diálogo é o primeiro passo. A empresa precisa estar aberta a ouvir o colaborador, saber suas dificuldades, medos, aflições, dúvidas, a ver cada um como prioridade. Ao promover o cuidado com o bem-estar de seus colaboradores, a Ramo Sistemas tem convicção de que apresentará um ambiente saudável e produtivo a todos.
Todo esse trabalho e investimento que vem sendo feito, contribui para a assertividade das práticas e programas voltados à melhoria da satisfação, engajamento e, principalmente do bem-estar emocional de cada pessoa dentro e fora da empresa.
HR Business Partner | HRBP | EY
3 aParabéns Jé! Artigo maravilhoso. Ansiosa pelos próximos.
Executivo de Vendas Consultivas @ Parnaplast Embalagens | MBA Gestão de Negócios | Engenheiro de Materiais | Embalagens Alimentícias Multicamadas | Filmes Plásticos Alta Barreira
3 aMeus parabéns Jéssica pelo artigo. Que seja o primeiro de muitos.