A importância do Brasil para as marcas europeias de veículos comerciais
A tendência é que o Brasil tenha uma participação significativa dos fabricantes chineses de veículos em breve. No entanto, a história automotiva brasileira foi construída, principalmente, pelas empresas europeias. Então, que tal sabermos como anda o desempenho das marcas de veículos comerciais na Europa, já que elas estão no Brasil também?
Conheça os dados segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), sediada em Bruxelas, equivalente a Anfavea a em nosso país.
A ACEA representa os principais produtores de veículos comerciais da Europa. As associadas são: são DAF Trucks NV , ( DAF Caminhões Brasil ) , Daimler Truck AG ( Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus ), Ford Trucks International , Iveco Group ( IVECO Brasil ) , MAN Truck & Bus SE ( TRATON GROUP ), Scania Group , ( Scania Brasil ), Volkswagen Commercial Vehicles e Volvo Group ( Grupo Volvo no Brasil e Ônibus).
Todas essas marcas estão presentes no Brasil, mesmo que de apenas um dos produtos vendidos na Europa, como na Ford, que comercializa a Transit e a MAN, que comercializou o MAN TGX e ainda precisa oferecer assistência técnica por meio da Volkswagen Caminhões e Ônibus .
Vendas por segmento
A entidade anunciou um aumento geral de 11,2% nas vendas de novas vans e furgões na União Europeia (UE), atingindo um total de 730.969 unidades nos seis primeiros meses de 2023.
Além de utilitários, o mercado de caminhões na UE também prosperou, registrando um aumento significativo de 20%, totalizando 179.508 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023. No primeiro semestre, o Brasil comercializou 52.547 caminhões, ou seja, o equivalente de 29,3% de toda a União Europeia.
Todos os principais mercados da UE viram crescimento de dois dígitos, com Alemanha (+24,8%), França (+12,3%), Itália (+12,6%) e Polônia (+10,8%) liderando o caminho. No mesmo período, o Brasil teve um desempenho negativo (-8,8%).
Os novos registos de ônibus na UE tiveram um desempenho sólido, com as vendas aumentando 15% para 14.781 unidades. Neste segmento, o Brasil emplacou 11.322 ônibus. Ou, o Brasil sozinho é equivalente a 76,6% do mercado europeu.
Recomendados pelo LinkedIn
A França liderou este segmento, vendendo 2.982 unidades, representando um aumento de 22,3%. Outros mercados importantes, como Itália (+62,6%), Espanha (+58,7%) e Alemanha (+27,8%), também registraram crescimentos substanciais. No mesmo período, o Brasil também teve um desempenho de retomada (+54,9).
Tendências de Combustíveis Alternativos
No primeiro semestre de 2023, a preferência por motores a diesel permaneceu dominante no mercado de vans e furgões, representando 83,5% das vendas.
No entanto, o interesse por propulsores alternativos está crescendo gradualmente. Veículos comerciais leves eletricamente carregáveis viram um aumento impressionante de 100,4%, atingindo 6,9% da quota de mercado, impulsionadas pelo crescimento notável na França (+118,9%) e Espanha (+138%). Em contrapartida, os registos de comerciais leves híbridos-elétricos diminuíram 7,2%, para 2,3% do mercado.