A importância do Compliance na Sustentabilidade da Empresa
A palavra é Integridade.
Embora hoje se perceba este valor de forma corporativa dentro das empresas, trata-se de uma premissa individual, objeto de escolha e decisão diária que se reflete em todas as nossas ações e relacionamentos, individuais, coletivos, profissionais e particulares. A final, o que a gente faz quando não tem ninguém olhando?
Sabemos que a Sustentabilidade é alicerçada por 3 pilares importantes: Econômico, Social, e Ambiental.
Nesta tríade é possível vermos com clareza a relação da ética e da integridade, uma vez que nenhuma economia se sustenta sem transparência, o investimento social sem os critérios de justiça e liberdade são vazios em si, e não há como preservar nosso meio ambiente sem reflexões e objetivos retos, vivendo o presente com responsabilidade que impacta no amanhã.
De forma mais conhecida, o ‘compliance’ ganhou relevância no Brasil a partir da publicação da Lei Anticorrupção em 2013, ainda que a terminologia utilizada pelo legislador tenha sido Mecanismo de Integridade, o que trás o compromisso de cada organização – e pessoa – frente a sua conduta, dentro e fora da empresa.
Em linhas gerais os chamados “Sistemas de Compliance”, nada mais são que ferramentas profissionais que sustentam um Programa de Integridade Corporativo. Por meio dele se desdobram diretrizes, rotinas e instrumentos a fim de uma cultura mais ética, contribuindo para que o Programa seja orgânico, e não somente no papel. Esta estrutura além de trazer segurança organizacional, contribui fortemente para a perenidade das instituições, fortalece a imagem institucional – dentro e fora – reduzindo os riscos de desvios, fraudes, lavagem de dinheiro, corrupção, condutas inadequadas, e tantos outros aos quais a comunidade empresarial brasileira continuamente esta exposta. Desta forma, a integridade auxilia as empresas na continuidade dos negócios, de forma sustentável e perene.
Independentemente do seguimento de mercado, de atuação/interação ou não junto aos órgãos públicos, o valor da integridade pode – ou deve – se tornar algo rotineiro em nosso dia a dia, de uma forma transversal dentro do ambiente profissional e pessoal, de modo que as nossas ações, muito embora não mudem totalmente o ‘mundo’, mudem sim o ‘mundo’ de muitas pessoas.
Procura implantar um Programa de Integridade autêntico? Eu posso te ajudar.