A importância do ensino de STEAM na formação pessoal e profissional das crianças e jovens
Você já ouviu falar em STEAM?
O termo, já de uso comum entre pais e educadores estrangeiros, tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre o futuro da educação em nosso país.
Mas, afinal, o que é STEAM?
A palavra “STEAM” é uma sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
O termo foi inicialmente vinculado como STEM (sem o “A” das Artes), no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, para se referir a carreiras e currículos centrados em ciências, tecnologia, engenharia e matemática – as indústrias com crescimento mais rápido na economia norte-americana. Com o crescimento da inovação tecnológica e a busca do mercado por profissionais com competências nessas áreas, o movimento em favor da incorporação do STEM às estruturas educacionais, principalmente de crianças e adolescentes, começou a ganhar muita força.
Alguns anos mais tarde, especialistas perceberam a importância do olhar crítico das Artes para interpretação das demais disciplinas, incluindo esta matéria na metodologia e criando o STEAM.
Assim, o STEAM tornou-se um método de ensino baseado na integração entre as cinco disciplinas, com foco na aplicação prática do aprendizado e com o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
“O STEAM representa uma mudança de paradigma da filosofia educacional tradicional, baseada em pontuações padronizadas de testes, para um ideal moderno que se concentra em valorizar o processo de aprendizagem tanto quanto os resultados. Em essência, desafiamos nossos alunos a estarem errados, a experimentar várias ideias, ouvir opiniões alternativas e criar uma base de conhecimento aplicável à vida real, em oposição a simplesmente um exame.” (Deron Cameron, ex-diretor da primeira escola dos Estados Unidos certificada em STEAM).
Por que meu filho deve aprender STEAM?
Quando pensamos na educação de nossos filhos, estamos preocupados essencialmente em prepará-los para seu futuro. Queremos garantir que eles aprendam valores morais e obtenham sucesso profissional. E essa tem sido uma tarefa cada vez mais complexa, em um mundo em alta velocidade de mudança, pois precisamos prepará-los para empregos que ainda nem existem. Assim, é necessário pensar em ambientes de aprendizagem que sejam fluidos, dinâmicos e relevantes.
O STEAM remove as limitações do ensino tradicional e as substitui por raciocínio lógico e interpretativo, crítica, investigação e inovação. O STEAM não ensina apenas teorias ou conceitos, mas desenvolve experiências práticas e resolução de problemas que estimulam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, gerando uma maior compreensão da realidade.
Dessa forma, a metodologia STEAM é capaz de desenvolver desde cedo algumas das habilidades essenciais para o aluno (e profissional) no século 21, como: criatividade, imaginação, inovação; pensamento crítico e resolução de problemas; comunicação e colaboração; flexibilidade e adaptabilidade; habilidades sociais e culturais; capacidade de lidar com diferentes situações. O ensino de tais habilidades, inclusive, é hoje dever da escola, no que vem sendo chamado de Educação 4.0, a exemplo do currículo exigido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Com a metodologia STEAM, os alunos desenvolvem autonomia, confiança, interesse pelo aprendizado, atenção, pois exercitam ambos os lados esquerdo e direito de seus cérebros simultaneamente, como precisarão fazer no ambiente de trabalho que irão enfrentar. Ainda, estudos recentes demonstram que o STEAM é capaz de ajudar com habilidades sociais, colaboração e empatia.
Em relação às médias salariais, nos Estados Unidos hoje as profissões ligadas a STEAM pagam em média 84 mil dólares anuais, em comparação com 37 mil dólares para as demais profissões.
Recomendados pelo LinkedIn
Onde encontrar?
Muitas escolas estão começando a incorporar a metodologia STEAM em suas grades curriculares, sobretudo após as exigências do novo Ensino Médio. A Hero’s Academy é uma escola on-line especializada no ensino de STEAM, que pode ser incorporada à BNCC para auxiliar os professores no desenvolvimento das competências exigidas.
Ainda, nossas aulas possuem formato adequado para serem uma opção de atividade extracurricular pelos pais que desejam ensinar STEAM a seus filhos, de uma maneira acessível e no conforto de suas casas. As aulas podem ser adquiridas individualmente ou no formato de assinatura mensal.
Interessou? Vem navegar pelo nosso site e saber mais como seu filho pode começar a aprender já STEAM!
Fontes:
Tecnologia Educacional:
Institute for Arts Integration and STEAM:
Product Head @Renault Group, Founder @Hero's Academy
3 aExcelente artigo Helly! Eu tenho insistido que o aprendizado do STEAM já é fundamental para o presente e ainda mais para o futuro. #aprendermudatudo 😍