A importância do networking e como preservá-lo.
Networking, esta é uma palavra que muito se ouve falar, ainda mais aqui pelo Linkedin, a rede social profissional. Mas poucos sabem a fundo o que ela significa, ou refletem como está a sua rede atualmente. Muitos se preocupam com isso quando precisam de uma nova oportunidade ou quando querem aquele “empurrãozinho” em direção a promoção tão desejada, mas poucos pensam em cuidar diariamente das suas conexões. Podemos fazer uma analogia muito simples, mas verdadeira, nossa rede de amizade é como um jardim que ao ser regado e cuidado diariamente, obteremos os frutos do nosso cuidado, mas se o negligenciarmos, não podemos esperar que ele possa nos fornecer algo. E assim é o nosso networking, nossas relações precisam ser zeladas e fundamentadas em bases sólidas, como o caráter.
Em uma das reflexões levadas para a classe de Empreendedorismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o professor Nelson Canabarro comentou algo que jamais esquecerei, ele disse que nosso networking não deve ser apenas uma relação de amizade, claro que às vezes isso pode acontecer, mas não deve ser um fator determinante para nossa rede, mas que devemos sim ser pessoas que impactam na vida das pessoas ao nosso redor, que façam um trabalho bem feito, que sejam corretas e firmes em seu propósito, que não façam algo apenas por fazer, pois desse tipo de pessoas o mundo está cheio, mas que sejamos a diferença, que em um futuro nossos colegas de agora se lembrem de nós pelas nossas benfeitorias. Desta forma, a amizade muitas vezes pode não permanecer, mas admiramos ao outro e sabemos que se houver uma oportunidade para ele, posso ajuda-lo e indicá-lo sem que minha imagem seja prejudicada.
Recomendados pelo LinkedIn
Até aqui entendemos o que é networking e a sua importância, mas como manter estas relações e solidificá-las, como o jardim citado? A jornalista Adriana Fonseca, referência no assunto nos traz algumas dicas no blog Robert Half Talents Solution, ela diz que para manter esta comunicação, nada como encontros pessoais, o famoso olho no olho, mas devido a pandemia e a tarefas do dia a dia, podemos encontrar meios para contornar estes obstáculos, como e-mails, telefone, Whatsapp e redes sociais. O importante é saber que você pode obter informações com estas pessoas, desenvolver sua carreira, detectar oportunidade de negócio, enfim, vender. Pois mesmo algumas profissões não sendo especificamente na área de vendas, todos nós precisamos ser um pouco vendedores, mostrar para o que viemos, demonstrar nossas hard skills e ser conhecidos, deixando nosso legado.
Para finalizar, gostaria de te desafiar a aumentar sua rede de contatos, e perceber a diferença que isso fará na sua carreira, criar redes é a forma necessária para cada vez mais crescer e poder alcançar oportunidades onde sozinho, você talvez nunca alcance.
Ensino Gestão da Qualidade na UTFPR/PG e auxilio empresas a resolver problemas de produção. Consultor em qualidade e liderança.Auditor Líder ISO9001:2015.
3 aBom texto Stephany Brandino