A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO
Somados o soerguimento de empreendimentos cada vez maiores às técnicas construtivas cada vez mais aprimoradas, fez-se necessário um detalhamento minucioso das construções por meio de inúmeros projetos. Um destes é o projeto de combate a incêndio.
O objetivo do projeto de combate a incêndio, como o próprio nome é sugestivo, é se precaver quanto a possíveis casos em que possa ocorrer um acidente. O projeto contempla um conjunto de plantas e documentos que é elaborado por um projetista responsável e habilitado para a função.
Ao elaborar um projeto como este, ele deverá estar de acordo com a NSCI (Normas de Segurança Contra Incêndio) que orienta a localização precisa dos componentes de segurança, as características técnicas dos equipamentos, a demanda de água e as indicações referentes à execução das instalações. A aprovação do projeto caberá a avaliação realizada pelo Corpo de Bombeiros e ele se faz obrigatório para edificações que possuem área construída superior a 750m² e/ou altura superior a 12 metros.
Sendo assim, é fundamentada a inevitabilidade de se contratar profissionais qualificados e habilitados para as funções previamente designadas como a prevenção contra incêndios em edificações. É importante ressaltar que um edifício seguro apresenta uma baixa probabilidade de início de incêndio, se preocupando com a vida e com a propriedade. Portanto, é cristalina a necessidade de consultar um engenheiro civil ou profissional habilitado que possa elaborar o projeto e resguardar o edifício.