A Importância do RH na Criação de Pontes entre Dados e Pessoas em 2024

A Importância do RH na Criação de Pontes entre Dados e Pessoas em 2024

Com o rápido avanço da tecnologia, o desejo pelo uso de dados nas empresas tem crescido e se tornado uma parte vital para o desenvolvimento estratégico dos negócios. O impacto dessas tecnologias no RH é um tema em alta e que gera bastante dúvida.

A reportagem do portal Terra intitulada "Tendências do RH para 2024: People Analytics e IA" ilustra entre os principais desafios para o próximo ano a implementação dessas tecnologias. Um destaque importante é o uso ético dessas tecnologias para previsão de tendências, identificação de candidatos e personalização da experiência dos colaboradores.

O que nos leva a emergência de várias oportunidades na gestão de pessoas, o que pode soar incrível e desafiador ao mesmo tempo.

Ninguém em sã consciência duvida de como potencializar esses processos através de tecnologia parece um sonho. Contudo, manter profissionais e estabelecer processos para que esses usos sejam realidade é algo extremamente desafiador.

Nesse sentido, o papel do RH é crucial. Afinal, por meio de uma compreensão abrangente do negócio e do dia a dia da organização, é possível encontrar espaços e oportunidades para mobilizar as pessoas no sentido da mudança desejada.

Dentro das principais necessidades para liderar essa mudança, o letramento em dados por parte do próprio RH seja talvez o passo mais importante. Para isso, os "traumas" com matemática na escola e a mudança de mentalidade em relação ao feeling interno para tomar decisões são 2 desafios a serem superados, de acordo com reportagem veiculada pelo MIT Technology Review.

E por que esse letramento em dados é fundamental para o RH?

Essa dobradinha entre habilidades com pessoas e compreensão básica de dados aliada à interlocução entre gestores e o time pode ajudar e muito no planejamento e implementação das mudanças sonhadas, servindo de apoio nas demandas provenientes das diversas áreas no dia a dia.

Afinal, um dado só não faz verão...        

O papel do RH, nesse sentido, ganha ainda mais relevância pois a magia dos dados não se dá exclusivamente pelos números em si, mas pela interpretação e uso dessas informações para impactar o negócio de forma positiva.

Nesse sentido, quanto mais os profissionais de RH aprenderem a raciocinar com base em dados, mais a comunicação e visão de processos será impactada auxiliando na mudança.

Apesar da grandeza dos desafios e cenário de incerteza, as oportunidades para o próximo ano começam a se desenhar. Assim, ter em mente a importância do seu papel protagonista e das possibilidades emergentes, cria uma grande oportunidade para que os profissionais do RH possam gerar ainda mais valor.

Se você gostou dessa edição, não deixe de curtir!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Nascimento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos