A importância do SEM (Search Engine Marketing)
Quando você tem uma dúvida sobre determinado assunto que não é do seu conhecimento e ninguém ao seu redor sabe responder, qual a primeira coisa que você faz? Com certeza é pesquisar na internet, ou melhor, no Google, certo?
Para descobrir novas informações e responder questionamentos, o motor de busca é o nosso maior aliado. Em média, mais de dois milhões de buscas são feitas na plataforma por segundo. Não é à toa que o site é um dos maiores do mundo e, por isso, garantir um bom posicionamento dentro da rede é fundamental.
A boa notícia é que com o Search Engine Marketing (SEM) é possível otimizar o posicionamento do seu negócio nos principais motores de pesquisa, de forma orgânica ou através de anúncios pagos, e assim promover produtos e serviços de maneira muito mais eficiente.
Quer saber como fazer isso? Então vem comigo e entenda o conceito de SEM, saiba como aplicá-lo no dia a dia da sua empresa e, além disso, veja quais são as vantagens de terceirizar esse serviço para obter ainda mais resultados!
O que é o Search Engine Marketing (SEM)?
O SEM pode ser descrito como uma espécie de guarda-chuva. Debaixo dele, estão inseridos o SEO e outras técnicas de posicionando através de links patrocinados (anúncios) que auxiliam a empresa a aparecer e ficar bem posicionada nas pesquisas nos principais motores de busca.
Logo, com o Search Engine Marketing é possível garantir uma boa colocação, traçando estratégias e realizando planejamentos de baixo custo que facilmente aumentarão a relevância do seu negócio. Para saber como fazer isso, entretanto, você precisa entender como o Google funciona.
Leia também: Outbound Marketing e Inbound Marketing: como integrar os dois para ter muito mais sucesso
Em relação ao posicionamento sem anúncios (o que chamamos de SEO), a fim de tornar a seleção de sites que ocupam o topo das buscas mais justa, a plataforma do Google possui uma série de critérios que visam avaliar a relevância dos conteúdos que estão concorrendo ao posicionamento, com o intuito de levar aos usuário textos de qualidade e informações precisas.
Assim, o uso correto de palavras-chave, o tráfego do site, a estrutura e a qualidade dos conteúdos são analisados e determinam quem fica à frente.
Estratégia de posicionamento com anúncios
Como vimos, dentro do SEM está a possibilidade de posicionar sites através de anúncios pagos (também conhecidos como links patrocinados, no caso do Google). Dessa forma, por meio de links patrocinados é possível aumentar a relevância de determinada página no motor de busca, conectando usuários mais facilmente à empresa.
A estratégia é capaz de trazer resultados a curto prazo e aumentar o tráfego de sites, destacando conteúdos direcionados ao público.
Apostar nessa estratégia, portanto, é uma forma de alavancar os acessos em determinado conteúdo, para que, posteriormente, o ranqueamento aconteça de maneira orgânica – sem a necessidade de links patrocinados.
Logo, o uso do SEM faz parte do planejamento de qualquer estratégia de marketing digital de curto prazo, que exige resultados mais rápidos e eficientes.
Estratégia de posicionamento orgânico (sem anúncios)
Quando falamos de um posicionamento orgânico, por outro lado, estamos nos referindo à uma estratégia que não conta com o uso de anúncios ou links patrocinados, onde o conteúdo é o grande motor do posicionamento – com o uso de palavras-chave e da técnica de Search Engine Optimization (SEO).
O formato é gratuito, porém mais lento. Assim, embora os resultados não sejam tão rápidos, o modelo é mais sustentável e duradouro, ideal para qualquer tipo de empresa.
Como colocar em prática
Ao decidir utilizar o SEM como estratégia, vimos que você pode utilizar tanto o posicionamento orgânico (SEO) quando os posicionamento através de links patrocinados.
Dessa forma, o ideal é investir primeiro em uma estratégia paga, para que a empresa se torne conhecida no mercado e, posteriormente, apostar na adoção de uma estratégia de posicionamento orgânico a médio e longo prazo.
Veja também: O que é a Nutrição de Leads e como aplicá-la
No entanto, não pense que é só fazer conteúdos interessantes e lançar na web. Para conseguir manter o seu posicionamento, é essencial usar técnica de SEO e contar com palavras-chave, estruturas específicas e várias outras estratégias.
Tudo isso requer muito planejamento. Sendo assim, o auxílio de um time especializado é indispensável para que tudo aconteça conforme o esperado.
Devo terceirizar esse serviço?
Uma opção mais rentável e efetiva é terceirizar o serviço e deixar as estratégias de SEM e SEO nas mãos de uma equipe especializada, que trará resultados em menos tempo e de maneira mais eficiente.
A análise e o planejamento das estratégias leva tempo e os retornos podem ser lentos, contudo, com uma ajuda especializada é possível acelerar esse processo e otimizar os resultados.
Assim, não há a sobrecarga das áreas da empresa e a responsabilidade é direcionada para aqueles que realmente entendem do assunto.
O Search Engine Marketing pode ser o diferencial que a sua empresa precisa e, agora que você já conhece o conceito e sabe como aplicá-lo, não tem motivos para perder tempo. Então, aposte nessa estratégia o quanto antes e faça com que os resultados da sua marca cresçam ainda mais!