A importância do ser produtivo
Nos sentirmos úteis e produtivos é mais importante para nós do que para a empresa onde trabalhamos. Esse estado faz com que nos sintamos satisfeitos e felizes.
Para isso precisamos, dentre outros aspectos:
a) entender que o trabalho, antes de ser para a empresa, é para nós mesmos. Nós é que precisamos ter a certeza de que estamos fazendo coisas que serão uteis, importantes e reconhecidas.
b) garantir que a empresa ou negocio onde trabalhamos nos proporcione o ambiente e as oportunidades necessárias para que possamos realizar nosso trabalho.
c) promover nosso bem estar. Para isso faz-se necessário identificar momentos de pausa entre nossas atividades. As interrupções programadas nos ajudam à “recarregar as baterias”. Estudos comprovam que temos que fazer pausas a cada 90 minutos de trabalho.
d) rever o paradigma de que se tem que trabalhar 10 horas ou mais por dia. Quem faz isso tem sua percepção afetada negativamente pelo estresse provocado pelo excesso de atividade continua e, entre outras consequências, toma decisões equivocadas por conta do cansaço e irritação.
e) ouvir musica. Estudos comprovam que ouvir musica (sons melodiosos) no trabalho ajuda a produzir insights que melhoram a produtividade. Isso porque a musica libera dopamina, hormônio ligado ao prazer.
f) compreender que o cérebro trabalha melhor se faz uma coisa por vez. A neurociência comprova tal fato, diferente do que a sociedade prega e valoriza.
g) aprender a agradecer. Pode parecer estranho sugerir isso aplicado ao mundo do trabalho. Mas esta provado que o sentimento de agradecimento nos ajuda a despertar calma, serenidade e bem estar.
Essas dicas servem para nós como indivíduos e como gestores. Como gestores podemos estabelecer rotinas que atendam a esses aspectos. E, certamente, estaremos colhendo frutos para nós, para as equipes e para as empresas.