IMPORTÂNCIA DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS E SEUS CONSELHOS CONSULTIVOS

IMPORTÂNCIA DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS E SEUS CONSELHOS CONSULTIVOS

Sabemos que no Brasil os hospitais filantrópicos tem um papel importante na prestação dos serviços de saúde, principalmente junto a população mais carente. Essas instituições, que em grande parte operam com recursos limitados, acabam dependendo de doações e apoio da comunidade para se manterem ativas.

Entre os aspectos fundamentais para o sucesso da gestão desses nosocômios são as atuações dos conselhos consultivos, que colaboram no direcionamento e fortalecimento de suas operações.

Sabemos que há uma luta diária para o atendimento médico de qualidade a todos, independentemente do seu potencial financeiro.

Esses hospitais, na maioria das vezes, financiados por organizações sem fins lucrativos, podem receber doações e subsídios governamentais, além de parcerias com outras entidades.

Por sua vez, os conselhos consultivos tem em sua composição profissionais de saúde, pessoas da comunidade e líderes locais, que desempenham apoio e orientação na gestão.

A orientação estratégica desses conselhos consiste em definir a missão e os objetivos do hospital, certificando que estejam de acordo com as necessidades da comunidade.

Quanto a captação dos recursos, os conselhos geralmente tem valiosas conexões para arrecadação de fundos e doações que são muito importantes para a sustentabilidade financeira das instituições de saúde.

Dessa forma, com uma visão externa, os conselhos podem ajudar a monitorar e avaliar a eficácia dos serviços prestados, sugerindo melhorias e inovações. Podem, também, proporcionar a conscientização da importância dos serviços na sociedade, mostrando a necessidade do apoio local.

Temos como exemplo de sucesso, especialmente junto à população carente, alguns conselhos que podem nos servir de inspiração:

O Hospital de Câncer de Barretos, no Brasil, faz a integração da saúde mental com os tratamentos oncológicos e acaba proporcionando suporte emocional aos pacientes e respectivas famílias.

O exemplo do Hospital das Clinicas de São Paulo com workshops e palestras de prevenção de doenças, nutrição e outros cuidados com a saúde, empoderando a comunidade.

Parcerias com ONGs que acontecem no Hospital São Paulo que visam expansão dos serviços, como campanha de vacinação.

Outra atuação interessante seria o trabalho realizado no Hospital de Base de São José do Rio Preto que atua em múltiplas ações de saúde na periferia.

Temos, portanto que, como conselheiros, garantir algumas diretrizes como a diversidade de habilidades, com elementos de ampla competência e experiência, comprometimento com o hospital, transparência na comunicação clara e regular e capacitação para manter os membros do conselho atualizados sobre as melhores práticas de governança.

Podemos, portanto, concluir que os hospitais filantrópicos são imprescindíveis para a promoção de saúde pública, especialmente em comunidades carentes e menos favorecidas.

Marcelo Martins

CEO & Founder - Make Gestão | Six Sigma Master Black Belt | Leardership Development Expert | PNL Practitioner | Statistician | Me. Production Engineering | Doctoral Student Production Engineering - USP

4 m

Excelente reflexão !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eloi Guilherme Provinciali Moccellin

  • O FUTURO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL E NO MUNDO

    O FUTURO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL E NO MUNDO

    O Sistema de Saúde é um assunto de extrema importância no Brasil e no mundo. Saber a forma organizacional, com os…

  • ESG E HOSPITAIS: COMO ANDAR JUNTOS

    ESG E HOSPITAIS: COMO ANDAR JUNTOS

    Importante destacar, desde logo, que a sigla ESG refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança que tem se…

  • ERROS INTELIGENTES EM SAÚDE: APRENDIZADO E EVOLUÇÃO

    ERROS INTELIGENTES EM SAÚDE: APRENDIZADO E EVOLUÇÃO

    Erros são inevitáveis no campo da saúde; todavia, podem servir de grande aprendizado, se abordados de forma…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos