A visão e a estratégia do negócio através da ética, compliance na governança corporativa e due diligence

A visão e a estratégia do negócio através da ética, compliance na governança corporativa e due diligence

Em um mundo cada vez mais globalizado, competitivo e tecnológico, as fronteiras que separam os segmentos de mercado são praticamente imperceptíveis. Por isso, para garantir o crescimento e a consolidação do negócio é importante demarcar e declarar os valores éticos que direcionam a companhia , desenvolver processos eficazes para comunicar e inserir esses princípios nas práticas de toda a estrutura organizacional.

Quando falamos em ética e complience falamos da importancia de levarmos em conta os aspectos ESG que contemplam o SOCIAL e CAPITAL SOCIAL , MODELO DE NEGÓCIO, LIDERANÇA HUMANIZADA e GOVERNANÇA ( saúde e segurança, melhoria de condições de trabalho e engajamento, inclusão da diversidade, treinamento de força de trabalho, proteção de dados, comunicação transversal e inclusiva, responsabilidade com os clientes, impacto nas comunidades, direitos e deveres dos trabalhadores direitos dos acionistas, gestão dos riscos , transparência fiscal, ações anti-corrupção , uso de recursos, inovação e tecnologias a favor da sustentabilidade dos ambientes, eficiência energética )

A ética corporativa diz respeito aos valores internos e externos que regem o posicionamento da empresa. Por isso, está presente desde estatutos internos para assegurar que a conduta dos colaboradores esteja alinhada à cultura empresarial até a definição de práticas para o relacionamento com parceiros externos. Além disso, os processos de governança e due diligence só acontecem a partir da ética corporativa, que proporcionam impactos significativos nas diretrizes de atuação do negócio, além de proporcionar benefícios que contribuem para o crescimento da empresa como um todo.

A ética empresarial é um grupo de princípios que está relacionado aos valores de uma empresa dentro de sua área de atuação; por meio desta , a organização consegue assegurar sua sobrevivência, reputação e, se todos os pontos forem seguidos corretamente, bons resultados. As ações dos colaboradores, as decisões tomadas pela gestão, direção, acionistas e a relação da organização com públicos externos. O respeito às pessoas, responsabilidade social e cidadania, integridade pessoal e pessoal , transparência nos processos, equidade de gênero e raça, confidencialidade e segurança das informações , respeito ao meio ambiente, confiança e credibilidade são valores fundamentais que devem constar no código de ética das empresas.

Já a governança corporativa, pode ser resumida como um conjunto de ações e boas praticas que as empresas adotam para garantir a transparência , equidade de tratamento responsabilidade social através da prestação de contas e implementação da cultura e dos valores da organização na rotina dos colaboradores para melhorar a qualidade da gestão empresaria além de motivar credibilidade e aumentar o valor no mercado em função do conjunto de códigos de conduta e ética.

O código de conduta é uma ferramenta de suma importância para garantir que todas as áreas da sua empresa atuem conforme as boas práticas de governança e compliance. É através desse documento, que são definidas as normas e práticas que devem ser observadas por todos os colaboradores da empresa. Desde que desenvolvido e implementado com base nos princípios éticos e valores pelos quais uma empresa deve ser conduzida, o código de conduta define o comportamento aceitável para os membros. Esses parâmetros, juntamente ao organograma da estrutura hierárquica, servirão para definir quem são os responsáveis por fiscalizar a conduta de cada departamento da empresa. Outro ponto importante, é que o código de conduta deve ser constantemente revisto. Isso garante que serão mantidas sua viabilidade e eficiência.

Muitas vezes confundido erroneamente com a auditoria, o due diligence é uma pesquisa prévia de potenciais parceiros para o negócio. No detalhamento dos dados levantados são considerados o posicionamento da empresa, pendências fiscais e jurídicas, perspectivas para o futuro, gestão, dentre outros fatores. o objetivo do due diligence é mapear a maior quantidade possível de riscos e oportunidades que esses possíveis parceiros podem trazer para a empresa.

Muitos são os benefícios que a ética, governança alinhada a valores e due diligence podem trazer aos negócios:

1. Parcerias estratégicas :Através da ética corporativa, que é a base da tríade que proporciona assertividade para selecionar e prospectar fornecedores estratégicos que compartilhem dos princípios da companhia, consegue-se atrair investidores e negociar melhores condições com instituições do mercado. Ou seja, a partir da vivência interna e externa dos valores éticos, as empresas potencializam suas chances de fechar fusões e parcerias que sejam realmente atrativas para o futuro da companhia .

2. Engajamento da equipe: Compartilhar os valores éticos e morais da companhia por meio da governança corporativa também contribui para o engajamento da equipe. Ao demonstrar seriedade em seus valores e contextualizá-los dentro das práticas diárias, é natural que os colaboradores desenvolvam confiança na companhia, enxerguem a importância do seu trabalho e sintam-se motivados a trabalhar de forma integrada para alcançar os resultados chave para o negócio.

3. Redução de riscos :A ética empresarial, governança e due diligence ajudam também na minimização de riscos para o negócio. Desde evitar penalizações dos órgãos reguladores do setor até a redução da corrupção e desvio de informações por parte dos colaboradores, a tríade contribui para que a empresa reduza as chances de interferências internas e externas.

4. Consolidação e crescimento no mercado: Empresas que levam a sério a implementação e execução da ética empresarial, governança e due diligence com seus colaboradores e stakeholders potencializam as chances de consolidação do negócio em seu mercado de atuação.

A partir dessas etapas, acima citadas, que caracterizam respectivamente a ética corporativa e a governança, a empresa conseguirá analisar seu mercado de atuação por meio do due diligence buscando se relacionar com outros negócios que compartilhem os mesmos valores, além de minimizar o impacto de terceiros para o negócio. Com isso, as oportunidades de crescimento para novos segmentos, expansão da base de clientes, parcerias e investimentos passam a acontecer naturalmente e a partir dessas etapas, que caracterizam respectivamente a ética corporativa e a governança, a empresa conseguirá analisar seu mercado de atuação por meio do due diligence buscando se relacionar com outros negócios que compartilhem os mesmos valores, além de minimizar o impacto de terceiros para o negócio.

Por unir a governança corporativa e a ética empresarial, a empresa deixa de ter como único foco e valor a economia. Ao expandir a visão empresarial para o bem geral de todos os envolvidos no negócio e não apenas para os acionistas, a organização pode se consolidar no mercado e crescer da maneira correta: a maneira ética através do complience que funciona nos conselhos consultivos como um guardião da cultura ética, da organização, de forma que as normas legais e regulamentares sejam cumpridas no cotidiano dos ambientes e relações corporativas . #vamosjuntos_betty2023

Betty Dabkiewicz - Associate Business Partner IBI-TECH -Israel - Investidora anjo GBG Seniortech VB - Mentora de carreira negócios - Sócia diretora do #PonteseConexoes : Consultoria em ESG e inclusão da diversidade etária nas organizações - Membro HubMulher GT Maturidade - Diretora Aging2.0 RJ - Membro do Board Academy - FCJ VB - Membro Associação Brasileira de Mentores de Negócios - ABMEN -Curadora do Forum Cultura mais Diversidade - GT inclusão da diversidade etária na sociedade e corporações

Marcelo Simonato, BOARD

Diretor Executivo l Conselheiro Empresarial I Advisor l Mentor de Executivos I Escritor I Palestrante em Governança e Liderança

1 a

Betty Dabkiewicz excelente conteúdo

Erico Ramos

LinkedIn Creator | Coach Business | Especialista em Vendas e Atendimento ao cliente | Treinamentos | Palestras | Cursos | Mentorias de Carreiras|

1 a

Muito interessante Betty Dabkiewicz obrigado por compartilhar conosco 👊🏿

Yuji Kyosen Shimizu

Nipponflex | Longevidade saudável | Saúde e Bem Estar | Qualidade do Sono | Qualidade de vida | dores lombares

1 a

Acredito que o primeiro passo para muitas empresas seria a profissionalização da administração delas, afastando os proprietários não qualificados e contratando pessoas com conhecimento e habilidades ideais para cada função, caso contrário sequer entenderão essa necessidade citada por vocÊ Betty Dabkiewicz

Salvador Gama

Top 1 da Favikon como criador de conteúdo sobre esportes. Jornalista e redator freelancer especializado em esportes, social media, copywriter, ghostwriter, revisor de textos e social media.

1 a

Excelente artigo Betty Dabkiewicz

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Betty Dabkiewicz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos