Importância Planejamento Estratégico - Pequenas e Médias Empresas
A Importância do Planejamento Estratégico para as Organizações
Ao questionarmos sobre o campo que almejamos jogar, escolher qual o mercado que desejamos atuar e para quem iremos oferecer nossos serviços? Somente assim conseguiremos vencer o Mercado Competitivo Atual.
Determinar a esfera de atuação organizacional, a qual o negócio deve ser visto como um processo de satisfação das necessidades do cliente, identificando o maior numero de características possíveis desses clientes.
Temos que sonhar grande, ou seja, ter um propósito bem definido para motivar a fazer o que é necessário e impulsionar o Negócio.
A grande maioria das empresas tem uma tendência em ignorar a necessidade e os benefícios de realizar um planejamento estratégico, pois se consideram incapazes de absorver mais esta atividade, em decorrência de falta de recursos para a contratação de profissionais apropriados ou qualificar seus gestores para mais essa função, gerando resistência e inviabilizando a sustentabilidade do negócio
Diante de alguns estudos e pesquisas, detectamos que as empresas de pequeno e médio porte são eficientes no seu dia-a-dia, mas ineficazes nas decisões estratégicas.
A construção de um Planejamento estratégico nos processos gerenciais e operacionais, a formulação de objetivos, e a escolha de um plano de ação e execução, sempre levando em consideração as condições internas e externas da empresa e sua trajetória de evolução.
Recomendados pelo LinkedIn
É uma ferramenta de gestão, a qual permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização como um todo, visando um maior nível de interação com o ambiente interno e o mercado, visando a mudança e um crescimento constante.
Realizando um planejamento e decidindo antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer e quem devem fazer, obtém-se o alcance de uma situação almejada, e apresentando caminhos de forma mais eficiente, eficaz e efetivo, concentrando-se esforços e recursos melhores. Assim, obtém uma antecipação do futuro da empresa e do negócio, sendo fundamental para atingir o sucesso empresarial.
Com o planejamento anual, semestral ou até mesmo mensal, possibilita que o quadro de gestão possa antecipar problemas de processos e solucioná-los.
O Planejamento Estratégico deve ainda focar nos recursos e principais ações para a consecução dos objetivos e metas organizacional, principalmente para as pequenas empresas que pode significar o diferencial entre manter-se prosperando ou enfrentar uma série de problemas estruturais.
Marcia A Melo
Consultoria Empresarial