A IMPORTANCIA DOS AVÓS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O papel dos avós no crescimento e formação das crianças tem uma importância inegável e, estima-se que a crise económica dos últimos anos e a atual situação de pandemia, veio acentuar esse papel, mais ou menos, cerca de 30 por cento das famílias portuguesas a receberem ainda apoio financeiro dos mais velhos.
Os avós têm uma visão da vida mais ponderada, sabem relativizar, tendem a transmitir segurança.
É por isso também que, quando as coisas correm menos bem, muitos de nós recorremos aos avós para apoio e consolo. Nestas e noutras situações, há muitos benefícios nesta relação de proximidade.
A relação próxima com os avós resulta em maior estabilidade emocional para os miúdos
Por exemplo, existe a ideia preconcebida de que os avós mimam demasiado os netos. Dão doces sem critério, deixam de lado os horários e, por vezes, colocam mesmo em causa as regras dos pais. Mas, segundo um estudo da Universidade de Oxford, acontece exatamente o contrário.
A pesquisa concluiu, que uma relação próxima com os avós resulta em maior estabilidade emocional para os miúdos. Foram analisadas 1500 crianças e aquelas que se relacionavam com os avós apresentaram maior estabilidade emocional. Também os adolescentes – sobretudo de pais separados – mostravam maior maturidade nas situações apresentadas.
Um estudo da universidade de Boston revela que as pessoas que mantinham uma relação estreita com os avós tinham menos sintomas de depressões e eram, em geral, mais felizes.
Recomendados pelo LinkedIn
O mesmo estudo revelou ainda que as avós e os avôs desempenham tarefas distintas na educação dos netos. Se as mulheres tendem a focar-se mais nos aspetos educativos dos netos, os avôs optam por dedicar-se às atividades físicas e a um papel de mentor. «Os avós desempenham um papel fundamental na transmissão de valores e na integração familiar», pode ler-se no estudo.
Não são só os netos que beneficiam desta relação. Para os mais velhos, esta é também uma oportunidade para estarem ocupados, sentirem-se mais integrados, com maior mobilidade e a terem a sensação de que são úteis.
Os avós são “anjos” são luz, são o porto seguro de geração em geração!
Seus olhos transmitem ternura, paciência, carinho, a força de uma vida inteira, sabedoria e experiência!
FELIZ DIA DOS AVÓS
Júlia Costa