Impossível abordar questões de saúde mental nas empresas sem levar em conta o perfil das lideranças
Com a ampliação das discussões e informações sobre saúde mental, muito se fala sobre pessoas e ambientes tóxicos e como eles são capazes de contaminar pessoas e processos inteiros.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como este comportamento tóxico nas empresas afeta diretamente o perfil de utilização do plano de saúde.
Para começar, vale a pena entender o que significa ser tóxico.
Segundo definições da psicologia e da psiquiatria, pessoas tóxicas têm mentalidade negativa e comportamentos prejudiciais para si mesmas e para quem está ao redor. Reclamam o tempo todo e sempre tendem a enxergar as situações pelo viés da negatividade, sem conseguir ver nada de bom no que acontece ao seu redor. Infelizmente, elas têm a capacidade de contaminar pessoas e ambientes, manipulando, mentindo e criando complexidade desnecessária nas situações.
Quando olhamos para o mundo corporativo, comportamentos tóxicos tendem a prejudicar não só as relações, mas os resultados de uma organização. Isso porque as pessoas que têm essa atitude nociva, em geral, não assumem a responsabilidade pelos próprios atos, misturam questões pessoais com o trabalho, se vitimizam, não têm empatia e são, muitas vezes agressivas.
Pessoas tóxicas contribuem para que os ambientes se tornem tóxicos. Ou seja, esses indivíduos fazem com que seja desagradável e penoso trabalhar. E, muitas vezes, a toxicidade pode ser sentida mesmo por quem não tem contato direto com atitudes e comportamentos nocivos. No entanto, a maneira com que se desenrolam os processos acaba prejudicando o todo.
Uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management, da Virginia, nos Estados Unidos, revelou que três a cada dez trabalhadores afirmam que a cultura da empresa os deixa irritados também em suas casas.
Ou seja, um ambiente tóxico faz com que a qualidade de vida e a saúde mental dos colaboradores seja afetada mesmo quando eles não estão trabalhando. É o famoso “levar problemas do trabalho para casa”.
Recomendados pelo LinkedIn
Como consequência para as empresas temos perda de produtividade, crescimento de turnover e riscos à imagem e faturamento. Porém, no que diz respeito aos colaboradores, é possível perceber questões de saúde mental e física.
Estresse e ansiedade são alguns dos sinais de que a toxicidade das pessoas e do ambiente estão afetando os colaboradores. Assim, aumenta o número de ausências, absenteísmo, presenteísmo e, em casos mais graves, afastamentos médicos para cuidados com a saúde, decorrente do impacto mental e emocional.
Tudo isso implica em mais custos operacionais ao negócio, em especial com o uso intensificado do plano de saúde. Sabemos que desequilíbrios emocionais e questões psicológicas afetam diretamente o corpo físico, com dores no corpo, aumento da pressão arterial, alterações no sono, perda ou ganho de peso, problemas digestivos, entre outros sintomas, além de, em casos mais graves, poderem levar ao desenvolvimento de doenças do coração.
Ou seja, comportamentos e ambientes tóxicos precisam ser identificados e melhorados a fim de prevenir danos maiores às organizações e, principalmente, à saúde dos colaboradores. Algumas medidas devem ser tomadas para que as situações não cheguem ao extremo e possa se estabelecer uma nova rotina de qualidade de vida e bem-estar.
Pesquisas de clima, gerenciamento de conflitos interpessoais, reconhecimento e valorização dos colaboradores e escuta atenta e afetiva às suas necessidades são algumas das atitudes que podem reduzir e até eliminar o impacto. Vale lembrar que há casos em que as pessoas não são tóxicas de fato, não é um traço da personalidade e sim, uma reação a um momento difícil pelo qual ela está passando e que acaba gerando um comportamento nocivo.
Se você se identificou com esse tema e acredita que precisa de ajuda para engajar e comprometer as lideranças da sua empresa na promoção da mudança, converse com a gente. Na Alvarez & Marsal, nossa área de Healthcare Industry Group, da qual faz parte a Saúde Corporativa, tem iniciativas que contemplam a saúde de forma integral, atuando em especial na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
#A&M #A&Msaudecorporativa #saudemental #liderançatoxica #qualidadedevida #saudecorporativa