Inadimplência
Diz um velho ditado popular que mais vale prevenir do que remediar, então uma gestão preventiva da empresa pode ser a solução para a inadimplência, solução esta que está nas mãos de um advogado empresarial.
Uma assistência jurídica diuturna pode evitar que a empresa caia nas mãos do terrível problema que é a inadimplência, para isto se valendo de ferramentas como:
1- Conhecimento do cliente: Para conhecer não há como pesquisar. Conhecer a vida comercial do cliente, sua atuação no mercado e seu histórico de compras é o raio x perfeito para detectar um futuro inadimplente.
2- Análise de crédito do cliente: Outro raio x fundamental para sinalizar um futuro gerador de problemas. Para isto faça uma busca de possíveis protestos, restrições financeiras, ou quaisquer outros indicativos de que essa empresa teve, têm ou poderá ter problemas financeiros.
3- Check-up jurídico do cliente: O pente fino da pesquisa, que consiste na verificação dos documentos do cliente, na varredura de cartórios para detectar processos em andamento e analisa-los, assim como possíveis protestos, na consulta a a empresas de proteção ao crédito e etc.
4- Elaboração de um bom contrato de venda: A amarração de pontos na linha de pagamento dentro do contrato de venda ou locação é fundamental para que a inadimplência seja controlada e para que, em possível processo de cobrança, a empresa esteja bem estribada na lei.
5- Valorização do bom pagador: O Honra ao Mérito é uma boa forma de valorizar a conduta de qualquer pessoa. No caso do bom pagador ele pode vir de várias formas, como por exemplo uma linha de crédito mais ampla ou descontos saudáveis.
Com o jurídico dando esta assessoria a empresa estará mais garantida contra a inadimplência.