Inbound Marketing - Você sabe o que é?
Inbound Marketing é um dos assuntos mais procurados quando se trata de estratégias de marketing nos dias de hoje. E ele nada mais é que um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para a empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o potencial cliente ao invés de investir apenas em propagandas e interrupções para anúncios.
O Inbound Marketing também é conhecido como "marketing da atração" ou "novo marketing". Isso porque ele rompe com os antigos conceitos de marketing e se baseia em ganhar o interesse das pessoas. Ele busca atrair e conquistar o público alvo e os leads (contatos que possuem informações) qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a empresa oferece. Também possui como um de seus pilares o marketing de conteúdo, concentrando-se na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas. A estratégia de Inbound Marketing possui uma metodologia baseada em quatro ações:
- Atrair o tráfego de visitantes
- Converter visitantes em leads
- Transformar leads em clientes
- Conquistar e fidelizar os clientes
Todas essas etapas são feitas por meio de ações, técnicas e ferramentas integradas (como blogs, mídias sociais, e-books, e-mail marketing, landing pages, etc), as quais são monitoradas e analisadas. Assim, é possível acompanhar as táticas de maneira contínua e eficiente. O Outbound Marketing, considerado como o marketing tradicional, é bem diferente do Inbound. Ele busca oferecer os seus produtos ou serviços para o público em geral, usando a interrupção para se comunicar. É a mensagem imposta no meio da revista, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post de um blog.
Hoje, o “Outbound Marketing” não é tão eficaz quanto já foi há décadas. O consumidor está mais seletivo e não aceita interrupções. É neste cenário que o Inbound Marketing se faz uma ótima estratégia, por não ser invasivo e atingir as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento. Porém, o Outbound Marketing não precisa ser completamente descartado, desde que utilizado corretamente. O ideal é misturar as duas estratégias no planejamento de comunicação.