Inbound x Outbound
Olá!
Estas duas palavras soam familiares pra você? Nunca ouviu falar? Calma que te explico!
Há alguns anos atrás, o Marketing era feito de forma forçada, não haviam muitas opções e o consumidor não era tão informado quanto é hoje. Conforme o tempo foi passado, este foi ficando mais exigente e procurando informação de qualidade antes de decidir o que realmente consumir.
Diante disso, as empresas tem se esforçado mais para conquistá-lo, uma vez que sem ele, a empresa não existe, correto?
Com isso, nasce o Inbound Marketing, um conceito que revolucionou a forma com a qual você se relaciona com seu cliente! O Inbound nada mais é que uma comunicação mais personalizada, onde o foco principal é a necessidade do consumidor, trabalhando com o Marketing de Conteúdo.
INBOUND x OUTBOUND
A diferença de um conceito para o outro está na abordagem, onde o Inbound faz com que o cliente te procure por conta própria, o Outbound empurra seu produto/serviço em cima dele, entendeu? Nâo?
Imagine que você está em casa e bateu aquela vontade de comer um sanduiche suculento, é um desejo comum, certo? Então você vai pesquisar uma hamburgueria mais próxima ou vai na sua preferida.
Agora imagine a mesma situação, porém, no intervalo da programação da TV, aparece várias vezes um determinado sanduiche, tentando te convencer a comprar ele.
Entendeu a diferença? Há duas formas de fazer marketing, atraindo o consumidor ao seu negócio ou empurrando seu produto contra ele.
Por quê é ideal trabalhar com a metodologia do Inbound? Lembra que falei sobre Marketing de Conteúdo?
Ele é a chave para atrair seu cliente. Este conceito significa que você deve criar conteúdo relevante, seja em redes sociais, seja em blogs, seja em site ou afins. Hoje, a rede mais utilizada é a social. Facebook, Instagram, Linkedin, etc., diariamente geram milhares de conteúdos e isso faz com o cliente sinta interesse, seja por um produto ou serviço.
O que quero dizer é que o empenho em atrair o cliente deve ser constante, se você tem uma loja de roupas, fale sobre as tendências do mercado, sobre o que combina com cada formato de corpo, convide seu cliente a entender o que fica bonito pra ele, entenda que ele tem total autonomia para decidir onde comprar e você tem a solução para um determinado problema dele, há uma grande chance dele comprar no seu negócio!
Lembrando que o Inbound é uma metodologia, isso significa que deve ser tratado com seriedade e acima disso, deve haver planejamento. Prepare sua equipe, faça com que eles percebam a importância do cliente dentro da empresa. E para planejar, defina algumas coisas, como:
- Qual seu objetivo?
- Quem é seu público-alvo?
- Onde seu público interage (canal(is))?
- Qual tipo de conteúdo ideal para ele?
- Qual tipo de linguagem utilizar para que ele te compreenda?
Definidas as respostas, trabalhe o cronograma das postagens, quantas vezes e quando você postará um assunto relevante.
QUANDO OS RESULTADOS COMEÇAM A APARECER?
A médio e longo prazo, você começará a sentir a diferença em suas vendas, claro, acompanhando frequentemente o andamento, visualizações, compartilhamentos, etc., fazem com que você entenda melhor se está aplicando o método corretamente, nada como acompanhar seu negócio de perto para saber o que dá certo e o que não dá, certo?
O Inbound é uma ferramenta incrível se usada corretamente. Trace objetivos e planeje, assim você se será destaque no mercado.
Abraço e até mais!