INDÚSTRIA 4.0 e suas vantagens.
A velocidade de instalação de processos automatizados, a tal industria 4.0, é espantosa. Assim como toda tecnologia em geral que hoje corre 100 vezes mais rápida que há três décadas, o processo industria 4.0 não seria diferente. O que acontecia em 100 anos acontece agora em 12 meses ou até bem menos.
E quando partimos para suas vantagens e consequentes resultados vimos que muitos processos e máquinas ficarão obsoletos em muito pouco tempo.
O processo corte e dobra de metais (nosso ramo) está se transformando rapidamente. Indústrias de máquinas de grande valor que vendiam entre 30 a 40 máquinas/mês, estão passando a vender 2 a 3 unidades/mês e muitos destes industriais não estão notando a queda vertiginosa, estão apenas colocando a culpa na tal "crise econômica". Esquecendo que é na fase de maior "ociosidade" que devemos afiar as ferramentas, procurar inovação, reduzir custos e introduzir mais tecnologia em seus produtos.
Na época da crise é hora de investir: de um lado adquirindo máquinas e insumos com valores mais reduzidos, adquirir tecnologia, criar setores de inovação em suas empresas, e sim, assim, estarão sempre em evidência no ramo que atuam.
As vantagens da Industria 4.0 são latentes e bem reais. Como:
Fluxo continuo de informações entre todos os setores da indústria, desde as perspectivas e necessidades identificadas do cliente, ao projeto, produção, imagem e comercial. Deixando todo o processo bem transparente integrando o processo horizontal ao vertical.
Aumento da Produtividade vem com a velocidade e precisão das informações, balanceando todo o fluxo de produção, consumo de insumos conforme demanda, oferta conforme procura (nem antes e nem depois) etc. Exemplo de empresas que trocaram 100 operadores comuns por máquinas inovadoras e com apenas 25 operadores (todos os departamentos da empresa) conseguem uma produção 25% maior que o sistema anterior.
Redução de Custos, o resultado do aumento de produtividade não poderia ser diferente a uma acentuada redução de custos, pois caso contrário nada valeria. O consumo exato de insumos, a queima de etapas de processos, a redução de desperdícios, a eliminação do retrabalhos, a redução de hora/homem e consequentes riscos operacionais e trabalhistas e outras tantas variantes levam a alta da qualidade e o maior valor agregado.
Qualidade no Processo Produtivo, completado todo o processo da indústria 4.0 teremos a legitimidade do aumento de qualidade não só do produto mais do próprio sistema.
Programação da Manutenção, não diferente de uma indústria bem organizada mesmo fora do processo da indústria 4.0 a manutenção é de suma importância e sua programação deverá ser integrada ao tempo disponível a todo o processo. Só que na indústria 4.0 as informações são contínuas e em uma velocidade instantânea. Com este o apoio da inteligência artificial o acompanhamento é executado ocasionando uma mudança de manutenção corretiva, para uma descritiva contínua e daí uma manutenção preditiva e preventiva.
Como está sua empresa neste processo?
Barmont Consultoria e Representação - www.barmontconsultoria.com
Matéria baseada na publicação da Revista A Voz da Indústria