Indústrias extrativas: como colaborar com a comunidades locais
As indústrias extrativas, tais como petrolífera, gás, mineração, entre outras que exploram recursos naturais, têm um for impacto nas economias locais e no ambiente. Um forte compromisso com o Desenvolvimento Sustentável é, portanto, imperativo.
Estas são indústrias que precisam se reinventar se quiserem sobreviver a longo prazo. As suas atividades extrativas têm “data de validade”. Garantir economias resilientes e diversas destas atividades é crucial para o futuro das comunidades que dependem delas.
Além de se reinventarem em novas áreas de negócio e em inovação para um futuro sustentável, essas mesmas empresas devem ainda trabalhar em conjunto com as autoridades e as comunidades da sua área de exploração para definir e apoiar iniciativas, entregar benefícios inclusivos e sustentáveis.
Desde o início que as empresas extrativas devem ter em conta e acautelar os riscos ambientais e sociais, apoiar organizações, empresas sociais e iniciativas focadas na forma de vida das comunidades onde operam. Atividades educacionais e de capacitação podem ajudar as comunidades a encontrar novas fontes de renda e desenvolver planos estratégicos de novos negócios durante e após o termo das operações extrativas.
Por outro lado, as operações extrativas devem ser monitorizadas de perto para assegurar que a biodiversidade circundante não será afetada. Inovação e governança ética e transparente, respeito pela regulamentação e leis são pontos essenciais para a proteção ambiental. Parcerias com organizações locais para pesquisa e atividades de preservação podem, inclusive, ajudar a aumentar a biodiversidade e desenvolver negócios ecológicos.
Isto é possível quando existe respeito pelas pessoas, ambiente e recursos naturais. A indústria extrativa, geralmente com uma imagem negativa devido à longa história de desrespeito e exploração social e pelos sucessivos desastres ambientais, tem a oportunidade de transformar essa imagem ao agir de forma positiva, em estreita colaboração com comunidades e autoridades locais e regionais.
Ao agir com base nos princípios de Desenvolvimento Sustentável irá melhorar o seu relacionamento com comunidades e autoridades locais e regionais, proteger e promover a proteção ambiental, promover a saúde e bem-estar, bem como capacitar as comunidades para a criação de novas fontes de renda de forma a se tornarem independentes após o termo das operações extrativas. Pensar o Futuro no Presente para um Desenvolvimento Sustentável Agora e Sempre!