Indicadores de desempenho de TI: como medir?
Um dos maiores objetivos de qualquer organização é potencializar os resultados das equipes e do negócio. Para isso é fundamental ter o controle de diferentes métricas e parâmetros, a partir de dados avançados de cada setor, como os indicadores de desempenho de TI. Esse acompanhamento permite que os gestores identifiquem os pontos fortes e fracos de determinado processo, otimizando e aprimorando a tomada de decisões estratégicas.
Com a transformação digital das empresas, uma das áreas que deve ser acompanhada de perto, com certeza, é a TI. Mais do que resolver questões operacionais e chamados de emergência, o setor de tecnologia e informação é cada vez mais importante para a definição do futuro e crescimento das organizações. Avaliar o desenvolvimento e eficiência das ações da TI, a partir de diferentes perspectivas e dados, é essencial para garantir o desenvolvimento de soluções inovadoras que ampliem a competitividade do negócio no mercado.
Assim, é necessário que as instituições adotem os chamados KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicator), que nada mais são do que indicadores de desempenho para controle de resultados passados e a definição de estratégias futuras. Com os KPIs as empresas podem aprimorar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência de sua equipe, atingir uma maior maturidade digital, entre várias outras vantagens.
Quer saber a importância de utilizar diferentes tipos de indicadores de desempenho para TI, e como acompanhar os resultados do setor?
*Post originalmente publicado no blog da Qi Network.
CTO na Contratei.net
8 m👏👏👏
Advogado Especialista em Execução Trabalhista, Recuperação Judicial e Reestruturação de Empresas - Membro do Colegiado Empresarial para enfrentamento da crise, soerguimento e restruturação de empresas.
2 a👍👍👍