Industria 4.0
Já parou pra pensar que os avanços tecnológicos que nos rodeiam, serão certamente verdades numa próxima década ou mais? Futuramente, nossas casas serão realmente inteligentes? Ou os carros serão autônomos? Ou até mesmo os computadores saberão mesmo o que nos agrada? Como será o nosso trabalho, nossa empresa? Será Industria 4.0?
Hoje, a Industria 4.0 está em todas as mídias como: O Estadão, No Valor, na Revista Época, no rádio, televisão, etc.
Realmente esse termo está em toda parte.
Mas o que seria de fato uma Industria 4.0?
Uma Indústria 4.0 é um termo dado a uma empresa que aproveitou a eliminação de um ou mais limites entre os mundos digitais. No físico que são as coisas e no biológico que somos nós, para alterar a sua cadeia de valor.
Por exemplo,
Uma empresa automotiva está criando valor para os seus clientes por meio de um processo de atualização constante das funcionalidades do automóvel mesmo depois de vendidos.
Os veículos dessa empresa receberam recentemente uma atualização e agora possuem um recurso a mais.
Uma outra empresa de valor de consumo está criando sua cadeia de distribuição por meio de uma eliminação de desperdício . Está empresa identificou cada um de seus produtos com identificador único. Utilizando seus produtos com sensores, em cada elo da cadeia onde o produto é verificado, a empresa recebe a informação da localização dele. Com essa rastreabilidade do produto, a empresa não passou a conhecer melhor apenas os seus distribuidores, mas também seus clientes finais.
Desta forma, a empresa planeja fabricação com maior controle e qualidade e a distribuição de seus produtos de uma forma mais eficiente.
Veja um outro exemplo bacana ao se dar na diferenciação pela customização em massa.
Uma empresa alimentícia produtora de cereais matinais, está criando valor para um grupo de clientes por meio da flexibilidade de sua fabricação.
Esta empresa percebeu que seus clientes costumam combinar vários de seus produtos no café da manhã, tornando uma receita particular para cada um. Então, a empresa resolveu oferecer a seus clientes, a possibilidade de adquirirem seus produtos já misturados, tornando assim, a receita única de cada cliente.
Inúmeras formas em todas as empresas, plataformas, indústrias, fábricas, etc., poderá ser início de uma nova era de prosperidade.
Esta revolução, incentiva e preocupa muito a todos, pois a diferente das anteriores, quando a sociedade se dispõe de décadas para se adaptar e nesta revolução, tudo está acontecendo de forma mais rápida. Nesse sentido, o governo, a empresa, a academia e a sociedade precisam se organizar buscando definições o país deseja ter para essa nova realidade?
Quais serão as novas propostas de valores as empresas esperam levar para o mercado?
Quais são as mudanças necessárias para recapacitar a força de trabalho para essa Indústria 4.0?
Qual a postura que cada um de nós irá adotar para a ação a essa mudança?
Antecipar, acompanhar ou seguir?
Diretor/proprietário na Cognitivus
6 aFlávia, lembrei quando discutíamos em sala de aula sobre a necessidade de integração na cadeia de suprimentos. Esse tema certamente será responsável por um salto de qualidade no modo de gerar valor para o cliente.