A influência da mídia
Quem nunca se pegou cantando um jingle chiclete?
Quando pensamos em produtos temos a sociedade de consumo e a propaganda. Quando pensamos em cultura e opinião temos a aculturação, ou moldagem de pensamentos. ➡ Depois que Antônio Gabriel Nássara criou do primeiro jingle no rádio brasileiro, em 1932 foi apresentado para as marcas a ideia de compartilhar informação em massa. Com a chegada da TV, inicia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro.
Hoje com as mídias sociais, algoritmos inteligentes, temos a super velocidade de propagação da informação e a linguagem da influência mudou completamente. As pessoas estão muito mais atentas ao que está sendo falado, presidentes estão se elegendo através das mídias.
Existe uma ciência da influência, da capacidade de influenciar as opiniões das pessoas e de moldar principalmente opiniões de grandes grupos.
Para isso é preciso ter definido:
- A persona
- A linguagem
- A causa
- Ser consistente
Você já foi influenciado por alguém ou marca através das mídias sociais? Eu quando menos espero me pego cantando: Abra a felicidade você também !