A Influência do Marketing no processo Redesign de Sites
Um dos erros cometidos no processo de redesign de websites é encarar um site institucional simplesmente como uma forma de expor conteúdo institucional da empresa e que a partir daí o site gere LEADs espontaneamente. Essa estratégia funcionava nos primórdios da World Wide Web (www) onde não existia muitos concorrentes na internet e ter um site era uma questão de luxo, mas isso é passado. Hoje, um site nessas características só funcionaria caso o benefício do serviço ou produto ofertado fosse altíssimo e não houvesse concorrentes nesse mercado.
Veja os posts anteriores da série: Redesign de Websites
#1 Redesign de Sites – Os 03 pilares de um site que converte.
#2 Redesign de Sites – Conceitos fundamentais para seu novo site
Ao criar ou reformular um site devemos pensar em alguns pontos relacionados diretamente ao marketing. Abaixo listo alguns aspectos que considero fundamentais nesse processo:
OBJETIVO DO SITE
O primeiro ponto é o objetivo do site. Definir os objetivos e hierarquizá-los é fundamental para orientar as diretrizes de design, desenvolvimento e funcionalidades. Os objetivos de um site podem ser:Geração de LEADS por formulário, Geração de contatos telefônico, Solicitação de orçamento, venda, relacionamento entre outros.
O Inbound Marketing é uma metodologia aplicada para concretizar os objetivos acima citados. Caso você pretenda implementar a metodologia do Inbound Marketing como estratégia digital , então durante o processo de criação ou redesign do seu site você deve considerar:
- Performance de loading do site: Quanto mais rápido o site carregar melhor para o usuário e consequentemente para o Google.
- Formulários de captação de LEAD: Para iniciar os processos do Inbound Marketing de Nutrição de Lead e o acompanhamento até o momento da oferta de venda.
- Recurso de geração de Landing Pages, Thank You pages e entrega de recompensas, iscas digitais ou conteúdo rico, fundamentais no Inbound Marketing.
- Implementação de ferramentas de Webanalytics.
- Acesso a tags HTMLs fundamentais a otimização de sites.
Existem algumas soluções no mercado para os itens acima. Definir o plugins e ferramentas que serão implementadas para apoiar as ações de Inbound Marketing no momento do planejamento é importante, pois influenciará diretamente no desenvolvimento e design do novo site.
Para a concretização dos objetivos, um aspecto fundamental é a atração de visitantes para o seu site (primeira etapa do Inbound Marketing). Esse aspecto deve ser pensado já no momento de planejamento do site e é de responsabilidade do marketing.
Abaixo listo itens que ajudarão nesta etapa:
SEO – Search Engine Optimization (Otimização de sites para as ferramentas de busca.)
Umas das principais e melhores fontes de tráfego são as ferramentas de busca. Elas podem oferecer dois tipos de audiência para o site: a audiência paga (links patrocinados) e a audiência orgânica, que vem dos resultados naturais do Google.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e boas práticas que ajudarão seu site a melhorar o posicionamento nas ferramentas buscas em termos (palavras-chave) relevantes para seu negócio, como por exemplo o serviço ou o produto que você oferece.Um processo de criação e redesign de sites deve considerar as boas práticas desde o início. A estrutura de páginas (Arquitetura da Informação), as URL’s, o desenvolvimento com foco em performance de carregamento do site e até a escolha do servidor de hospedagem deve ser pensado na etapa inicial do redesign do seu website.
Além disso, o gerenciador de conteúdo do seu site deve permitir a configuração de algumas critérios fundamentais para o SEO para que sua empresa tenha alguma autonomia e possa assumir parte do processo de otimização do site para as ferramentas de busca.
Blog Marketing / Produção de conteúdo
O conteúdo é peça fundamental no processo de atração é um dos critérios de SEO mais importantes. Sendo assim, o conteúdo Institucional de um site e os artigos de um blog devem ser desenvolvidos seguindo os critérios de SEO. Além disso, o Blog é peça central na etapa de atração e de nutrição do Inbound Marketing. A publicação de artigos, além de ajudar na visibilidade nas ferramentas de busca, tem como papel alimentar as redes sociais e atrairseus seguidores para o site ou blog onde poderá ser aplicadas estratégias de geração de leads (etapa de captação do Inbound Marketing).
Campanhas de Performance
As campanhas de performance, como o próprio nome diz, são campanhas onde você paga de acordo com o resultado. O Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads e Twitter Ads são formas interessantes de atrair audiência. As principais vantagens dessa modalidade de campanha são: e a garantia de acessos, já que a cobrança é por resultado; o alto poder de segmentação, pois é possível segmentar por perfil ou palavra-chave; permitir a otimização enquanto a campanha está no ar garantindo o melhor resultado dentro do valor investido; e por fim, adequação ao orçamento que a empresa tem disponível.
A grande desvantagem desse modelo é criar um sistema dependente de mídia paga. Já vi diversas empresas desesperadas quando os créditos do Google acabam, pois toda a geração de leads está baseada nesse tipo de estratégia. Com o aumento dos valores do custo por clique devido a facilidade na entrada de concorrentes, os custos de geração de leads inveitavelmente aumentam, tornando essa estratégia um tanto quanto arriscada.
A dica aqui é que as campanhas de performance impulsionem ações ou façam parte de uma estratégia maior, tal como funciona o Inbound Marketing, que consegue aproveitar muito bem os resultados gerados por por esse tipo de campanha.
Ferramentas
Esse pode ser um item óbvio para alguns, mas a maior parte dos sites e empresas não utilizam esse tipo de recurso. Todo site, para responder aos objetivos de marketing deve ter no mínimo dois tipos de ferramentas implementadas:
Ferramentas de e-mail marketing
Um dos maiores ativo de uma empresa é uma lista responsava de e-mail marketing.
Uma lista responsiva significa que foi gerada a partir de estratégias de captação com foco no target desejado, e para se cadastrar foi exigido duplo optin, assim, esse tipo de lista apresenta alto índice de performance, ou seja altas tabas de abertura e altas taxas de clique. As ferramentas de email marketing integradas a um site tem como propósito de automatizar e facilitar o cadastramento em um lista de emails e o processo de duplo optin.A importância de construir uma lista, é que ela se torna um ativo 100% da empresa. Uma perfil nas redes sociais muitos seguidores está sujeita as políticas da rede social, que pode ser alteradas a qualquer momento prejudicando o alcance das suas publicações.
Formulários de captação
A segunda etapa do Inbound Marketing é a captação e para isso ocorre, além da produtos de conteúdos ricos, iscas digitais e recompensas é necessário distribuir estrategicamente formulários de captura de leads pelo website.
Ferramentas de webanalytics
As ferramentas de webanalytics medem, basicamente, os números de audiência do seu site, a origem das visitas, a performance do site e as página amais visitadas. Esse tipo de ferramenta permite mensurar os resultados das estratégias e esforços investidos em marketing digital. É uma forte aliado no cálculo de custos de aquisição de leads, clientes e até no cálculo do ROI.
A ferramenta mais conhecida do mercado é o Google Analytics. É uma ferramenta gratuita, completa e muito fácil de utilizar. Existem outras ferramentas no mercado gratuitas e as pagas. Abaixo separei algumas delas:
Termino este artigo por aqui. No próximo post da série Redesign de Sites falarei sobre uma questão muito comum: O que fazer depois após o lançamento de um website.
Acompanhe o blog da Zarabatana Digital
O que você achou deste artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo.
Até a próxima!