Influenciador e Micro Influenciador digital
Como escolher um influenciador para o seu negócio?
Que o mercado de influenciadores é bilionário e está em pleno crescimento todos sabemos. No início de 2017, a YouPix anunciou uma pesquisa em 67% dos respondentes (40 empresas brasileiras com mais de 500 funcionários) afirmam que marketing de influência é estratégico dentro do seu plano de comunicação. No Instagram existem 15 milhões de perfis comerciais e 80% dos usuários seguem algum negócio espontaneamente.
Mas ainda há limitações para que as estratégias consigam ir além da ação tática, daquele post patrocinado com feito por um influenciador com mais de 1 milhão de seguidores. Para que isso mude, é preciso tratar alguns sintomas do nosso mercado, justamente aqueles que impedem que ele evolua e se profissionalize. Por isso, convidamos Uafa Smaili, Head de Marketing Digital da SinalizeWeb e especialista em mídias sociais e inbound marketing para dar dicas de como escolher um influenciador se você é uma PME e pretende usar este profissional em suas campanhas.
1. O passo inicial é olhar para o seu público e o público do influenciador
O produto ou serviço tem que ter a ver com o público do influenciador, senão a ação fica inválida ou negativa o que é pior ainda. A escolha do seu influenciador precisa passar pela análise real do público dele e do seu próprio.
2. Observe o engajamento de cada post e não o número de likes/seguidores
Na tecnologia existe muito robô que faz o clique do post, ou seja, ter um bilhão de seguidores pode não significar que existam tais 1 bilhão de pessoas seguindo aquele influenciador. Quando o perfil apresenta milhões de seguidores, mas os posts não passam de 20 likes e alguns compartilhamentos, aí você percebe que o perfil não é interessante.
3. Observe se há mais “haters” ou fãs, cuide de sua marca
Existem pessoas que seguem a linha do “falem mal mas falem de mim”. Quando você vai associar sua marca com um influenciador, precisa analisar se o perfil dele tem mais haters do que fãs.Isso impactará diretamente em seu negócio e nos seus resultados e pode afetar a credibilidade de sua marca. Também é preciso observar a linguagem utilizada.
4. Verifique a profundidade e veracidade do conteúdo que é produzido.
Influenciar um desconhecido não é a mesma coisa que influenciar uma pessoa que você conhece. Por exemplo, todos acreditamos nas orientações de médicos que conhecemos e com os quais já nos tratamos há algum tempo. Agora, você acredita na opinião de um médico que você nunca ouviu falar e do qual ninguém nunca falou, que não é famoso?
De fato temos uma avalanche de pessoas tentando ser influenciadores, mas são poucos os que realmente se tornam. A única forma de virar um influenciador é produzir conteúdo muito relevante sobre o assunto de interesse do leitor/ouvinte/internauta.
5. Não subestime quem tem poucos seguidores quando seu público é especializado
Se você tem um produto muito específico, por exemplo, uma bicicleta para corrida de montanhas e faz um acordo com um influenciador que é corredor, mesmo que ele não tenha muitos seguidores, certamente trará mais retorno do que uma pessoa muito famosa mas que fala de assuntos diversos e não participa. Os conteúdos dele certamente terão muito mais força do que o de outros não especialistas.
6. No início, contrate um influenciador de cada vez
A escolha de um influenciador deve ser separada de outros, assim você consegue medir com mais precisão o público que mais dá resultados para você. Se seu produto é muito especializado, prefira micro influenciadores que são especialistas. O ideal é você testar vários com verbas menores e depois então você decide se fechará algum contrato maior com um influenciador específico.
Perfil Uafa Smaili
Formada
em Publicidade, Propaganda e Marketing, Uafa Smaili é Head de Marketing Digital
da SinalizeWeb e é especialista em mídias sociais e inbound marketing.
Sobre
a SinalizeWeb
A
SinalizeWeb é especialista em performance e marketing digital para o público
PME e desenvolve lojas de e-commerce na plataforma VTEX. A empresa é associada
da ABRADi-SP e participou da criação do primeiro Guia de SEO. Entre os
principais clientes estão Rubi Presentes, Instituto de Direito Público IDP-SP e
Box Colchões. Em abril de 2018, lançou a calculadora de ROI no e-commerce para
PMEs, ferramenta gratuita criada para auxiliar o empreendedor a planejar seus
investimentos em marketing e calcular o Retorno do Investimento (ROI).
Acesse
gratuitamente - www.calculadoradeecommerce.com.br
Mais
informações em www.sinalizeweb.com.br