INFODEMIA

INFODEMIA

Uma pandemia em tempos de mundo hiperconectado, com informações transmitidas em tempo real, por múltiplos canais. Não é à toa que, pouco depois de declarar a pandemia de covid-19, a OMS também indicou a existência de uma infodemia a propagação de grandes volumes de desinformação, mentiras e rumores sobre o novo vírus, que causam confusão, pânico e ansiedade.

CRIE SUA DIETA INFORMACIONAL

O que o excesso de informação mostra com clareza é a necessidade de criar limites. E o ambiente digital é um lugar ótimo para exercitar isso. Frente ao excesso de informações, o melhor é escolher o que, como e quanto. Uma verdadeira dieta informacional, que deve ser feita caso a caso, mas que tem algumas regras gerais.

A ESCOLHA

Como no caso das dietas em geral, a qualidade do ingrediente é fundamental. Escolha fontes com credibilidade, que pratiquem jornalismo de qualidade. Nestes tempos de pandemia, os maiores jornais e canais de TV do Brasil, inclusive por assinatura, retiraram as restrições e estão liberados a todos.

O LIMITE É IMPORTANTISSIMO

Ninguém pode comer tudo o tempo inteiro. Crie limites para se informar. Um tanto ao acordar e um tanto à noite? É um jeito. Há programas ou canais que transmitem a informação que faz diferença? Assine. Mas coloque limites, porque é muito fácil ir de um link para o próximo e passar o dia inteiro assim.

E COMO FAZ?

Hoje temos infinitos meios de comunicação. Há os podcasts, newsletters que condensam as principais notícias, sites e blogs, canais no YouTube, perfis no Twitter, Instagram e Facebook. E cada habitante da Terra pode escolher qual a combinação que mais lhe agrada. Importante mesmo é assegurar-se da qualidade. Fácil não é, mas não custa tentar.

O MUNDO SERÁ O MESMO?

A pandemia do novo coronavírus chegou e é provável que mude profundamente o mundo. No mínimo, depois que a humanidade vencer o vírus, terá que enfrentar uma grave crise econômica. Uma certeza há: o mundo que existia em 2019 não existe mais, não será a ele que retornaremos. Serão sábios aqueles que se prepararem, durante esses tempos em casa, para construir o novo e produzir diferença no futuro. Ele virá.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos