Iniciação a Multinacionalização

Iniciação a Multinacionalização

O primeiro contato com uma nação diferente assim como a evolução desse relacionamento é uma experiência única. A riqueza cultural e a variedade de novos costumes se misturando numa convivência saudável é um dos grandes desafios das empresas em processo inicial de expansão multinacional.

Nunca o conceito de liderança esteve tão em alta como nesse momento de rompimento de barreiras e isso é bastante nítido quanto a necessidade de interação, pois afinal, ser líder não é apenas o fato de liderar, mas também, entender e preservar as relações com respeito e com o entendimento das particularidades que nos tornam seres únicos entre si. O processo de multinacionalização pode ser confundindo com colonização, principalmente quando há imposição a substituição de aspectos culturais ou o simples menosprezo do “diferente” que nesse caso é visto como inferior ou “colonizado”.

A integração de colaboradores sob diversas nacionalidades num processo empresarial objetiva na sinergia de competências e também sob o entendimento de todos num bem comum, maior do que o orgulho de sua origem. Nesse sentido deve ser potencializado as habilidades individuais, lapidado oportunidades comportamentais, promovido o conhecimento acessível afim de ofertar oportunidades democráticas para que seja cultivado um ambiente apaixonante com colaboradores engajados e o entendimento de dever passará então a ser visto como prazer.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos