Innovation Week 2023

Innovation Week 2023

Em novembro, realizamos a 2ª edição da Innovation Week na Brose do Brasil. Com duração de três dias, o evento faz parte da nossa jornada da inovação. Chamamos de jornada, porque é um processo contínuo, que faz parte da cultura da empresa e inclui todos os funcionários, sem exceção.

A programação deste ano foi mais extensa: oferecemos dez eventos híbridos, conduzidos presencialmente na planta de São José do Pinhais e transmitidos para as plantas de Jarinu (SP) e Goiana (PE) contendo as seguintes participações:

  • Alunos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), da equipe Yapira, apresentaram uma série de robôs, de vários tamanhos e formas, que participam das batalhas nacionalmente. Eles também trouxeram os veículos da Fórmula SAE, que a Brose patrocina, para exposição.
  • Seis palestrantes externos, seis startups e dez fornecedores marcaram presença em eventos específicos, tanto presencialmente quanto virtualmente.
  • Por parte da Brose, mais de 300 funcionários, de todas as áreas, participaram dos eventos presenciais. É um número bastante relevante, que mostra o engajamento de nosso time com a inovação.

Mais importante que a quantidade e diversidade, foi a qualidade do conhecimento compartilhado e a troca de experiências. O foco principal foi apresentar as tecnologias emergentes, as macrotendências, o comportamento dos consumidores e como estas variáveis afetam o mundo dos negócios, o desenvolvimento de produtos e serviços e o profissional do futuro.

Na Brose, sempre reforçamos que inovação não precisa ser complexa. Nesse sentido, um dos conceitos apresentados no Innovation Week 2023 foi o de inovação frugal, que tem origem no termo indiano “jugaad”. Basicamente, significa uma solução ou tecnologia inovadora, que foi realizada com recursos limitados. Ou seja, é fazer mais com menos, para mais pessoas.

Na indústria, temos vários casos de produtos que adotaram essa premissa, reduzindo custos por meio da eliminação de funções não essenciais de um bem durável. Foram apresentados vários cases, que atestaram que a inovação frugal está alicerçada em quatro pilares: atender às necessidades dos clientes; desenvolvimento simples, fácil e rápido; custo acessível; para um mercado potencialmente grande.

Obviamente, o fato de a solução ser simples não significa que não demande conhecimentos de mercado, produto, processos, das tecnologias disponíveis e, principalmente, que esteja alinhada à estratégia de negócios da empresa.

Outro tema bastante trabalhado durante os três dias foi a importância de estruturar parcerias e conexões externas para os processos de inovação. Para entender como outras empresas conduzem suas estratégias de inovação aberta, na abertura do evento contamos com a participação da Bosch apresentando o projeto “connectory” também tivemos palestras com representantes do Hotmilk e do Porto Digital, respectivamente, um ecossistema de inovação da PUC do Paraná e um parque tecnológico e de inovação de Recife (PE), dos quais somos parceiros e estamos conduzindo projetos de inovação.

Novamente, enfatizamos a importância de estarmos abertos a outras experiências, de buscarmos referências e da integração, tanto interna quanto externa. Quanto mais conhecermos a empresa como um todo, a atuação das áreas e a relevância de cada um para alcançarmos as metas, mais sinergias enxergaremos e mais inovadores seremos.

Para ser mais inovador não existe um manual de instruções, mas Jean Sigel, cofundador da Escola de Criatividade, encerrou nossa Innovation Week com algumas dicas. Em uma de suas falas, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo: “Empresas que colaboram e usam relacionamento como estratégia interna desenvolvem conexões entre todas as áreas da organização e aumentam as possibilidades de inovar”.

Como engenheiro, utilizo um número para tangibilizar alguns exemplos de frutos que estão sendo colhidos. No InnoMAX Challenge 2023, desafio global de inovação, do qual participam todas as unidades da Brose distribuídas pelo mundo, o time da Brose do Brasil inscreveu 35 projetos, equivalente a 10% do total, comprovando nosso DNA inovador.

Estabelecer a cultura da inovação é um desafio para qualquer empresa, de qualquer tamanho, no mundo. Para nós, não é diferente. Porém, com uma estratégia de inovação estabelecida, totalmente alinhada e suportando nossa estratégia empresarial, seguimos avançando na nossa jornada de possuirmos um time inovador e, consequentemente, sermos uma empresa inovadora, reconhecida pelos stakeholders por meio de nossos processos, produtos e serviços de excelência.

Sensacional Marc, Parabéns pela iniciativa. Vejam esse texto Sergio Martines, Maria Fernanda Parachen, Luiz Ricardo Tonin

Foi uma honra termos apresentado a kie-tec e a nossa spinoff Datakie na Innovation Week da Brose. Estamos ansiosos para que em 2024 possamos colaborar com nossas soluções e inovações em Process, Analytics e IA.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos