Inovação é um jogo cruel para as idéias
Deixe sua patente arquivada
Às vezes, a ideia é tremenda, mas falha devido ao estado atual da tecnologia ou da infraestrutura.
Considere o controle remoto comum para o seu aparelho de TV. A Zenith Radio Corporation lançou o primeiro controle remoto sem fio para TVs em 1955. O "Flashmatic" brilhava um feixe de luz sobre uma célula fotoelétrica na TV. Infelizmente, a luz solar ou outra luz forte também podiam ativar a célula e fazer com que o canal da TV mudasse.
A Zenith então introduziu um dispositivo remoto usando ultra-som que funcionou melhor, mas as freqüências muito altas enlouqueceram cães de estimação, algo que a empresa não teria previsto ao testar a ideia em seu centro de pesquisa. Um quarto de século depois os controles remotos da TV se tornaram populares.
O advento dos serviços de texto nas TVs na década de 1970 aumentou a necessidade de dispositivos remotos e, em 1980, a empresa canadense View Star lançou um controle remoto infravermelho que funcionou bem e foi vendido em milhões. Hoje, a casa média nos EUA ou na Europa tem pelo menos quatro controles remotos para dispositivos de consumo e as vendas anuais valem US $ 25 bilhões.
O matemático inglês, Charles Babbage, inventou a idéia do computador digital com seu projeto para um "motor diferente", que ele começou a construir em 1823. Ele exigia 25.000 peças de máquinas e pesaria 15 toneladas. Essa idéia brilhante nunca foi concluída porque a tecnologia da época simplesmente não estava à altura do trabalho. Cerca de 130 anos depois, as válvulas eletrônicas e os transistores permitiram que as ideias de Babbage fossem concretizadas.
Em 1973, Martin Cooper, trabalhando na Motorola, inventou o primeiro telefone celular. A Motorola chegou ao mercado em 1983, mas era um dispositivo pesado e desajeitado, com uma bateria de curta duração e uma cobertura muito limitada. Anos mais tarde os telefones móveis tornaram-se onipresentes quando a tecnologia avançou com telas sensíveis ao toque e baterias leves de longa duração. O sucesso inicial da Motorola foi superado por empresas como Nokia e RIM nos anos 90, que foram então ultrapassadas pela Apple e pela Samsung.
O triste fato é que os verdadeiros pioneiros raramente se beneficiam de suas inovações ousadas. O prêmio geralmente recai sobre os seguidores inteligentes que aprendem com os primeiros fracassos e criam uma solução melhor para uma tecnologia melhor. O Google não foi o primeiro mecanismo de busca e o Facebook não foi o primeiro site de mídia social.
Inovação é um jogo cruel e imprevisível. Se você tem uma invenção verdadeiramente radical, patenteie-a. Se as primeiras tentativas de fazer um sucesso comercial fracassarem, não fique desanimado. Em vinte ou trinta anos, a tecnologia pode chegar para cumprir a promessa. Você pode apenas ver uma recompensa saudável para financiar você na sua velhice!