Inovação alimentada por paixão!!
A inovação nunca esteve tão em pauta como nos dias atuais. Inteligência artificial, internet das coisas, carros autônomos, disrupção e revolução digital parecem incendiar o ambiente, onde inovar se torna fundamental para viver e crescer, seja pessoalmente ou no meio corporativo.
Mas como obter êxito em inovar? Qual tecnologia de ponta mais se adequa? Que elemento nós precisamos inserir no dia-a-dia para estarmos prontos para inovar com resultados e não por modismo?
A resposta é a mais simples e talvez antiga de todas: APAIXONE-SE!
Alguns exemplos:
Frase Steve Jobs (Apple): “As pessoas dizem que temos paixão pelo que fazemos, o que é totalmente verdade. E a razão é porque é tão difícil, que se não houver paixão qualquer pessoa racional desistia.Se não se amar, vai falhar”
Frase Jack Ma (Alibaba): “Se você não ama o que faz, está no caminho errado. Você deve ser apaixonado pelo que você está fazendo. Porque quando você tem um coração voltado aos seus próprios produtos e serviços, e você recebe feedback positivo de seus clientes, você fica grato, e você se comunica com eles com paixão e paciência.”
Frase Mark Zuckerberg (Facebook): “Se você apenas trabalhar em coisas que você gosta e você está apaixonado, você não tem que ter um Plano de Negócios com a forma como as coisas vão se sair”
Vemos nos casos acima de empresas inovadoras bilionárias, que a raiz do sucesso não é somente inovação, tão pouco envolve somente a tecnologia como fonte do sucesso, mas sim algo que move o homem desde sua origem, que moveu Albert Einstein, Henry Ford e Walt Disney no passado, que é a paixão proveniente de um propósito encontrado, cujo sucesso e valor são apenas consequências e não razão de ser.
Num processo de desenvolvimento de Startups ou de aplicação de uma solução inovadora, o melhor modelo de negócios é aquele que desde surgimento da ideia, injeta-se paixão no circuito, pois é ela que fará uma idéia brilhar, um consumidor engajar, um resultado alavancar e permitirá levantar, mesmo quando algo vir a falhar.
Quando você perceber que identificou uma paixão, e que nesta paixão existe um propósito consistente associado a uma visão, invista!!
Descubra o que você precisa saber, que tipo de experiência e conhecimento você precisa desenvolver, para fazer as coisas que você sente em seu coração, que gostará de fazer, e isso irá sustentar você mentalmente e economicamente.
Mova-se pela paixão! Ela acende a inovação!