Inovação e sustentabilidade como foco para a retomada econômica

Inovação e sustentabilidade como foco para a retomada econômica

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um conjunto de propostas prioritárias para os primeiros 100 dias do atual governo. As medidas visam dar subsídios às ações federais que busquem a retomada industrial brasileira pós-pandemia. As propostas, destinadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, abordam questões que vão desde sustentabilidade até a digitalização de processos governamentais, visando uma política industrial moderna, com inovação, pesquisa e desenvolvimento.

O segmento da logística, portanto, deve acompanhar essas novas tendências para que a produtividade das inovações não seja afetada. Os armazéns devem se atualizar a ponto de se tornarem capazes de suportar uma realidade de crescimento de demanda, sem que se tornem um gargalo no processo.

Para  Luis Guilherme De Stefani, Diretor Geral da SHL Fulfillment São Paulo, esse é o momento ideal para as empresas buscarem estratégias modernas que aprimorem ao máximo suas operações. “O mais recomendável a um gestor que procura expandir sua empresa é terceirizar sua logística. No serviço de fulfillment, por exemplo, uma empresa contratada se responsabiliza por receber, estocar, registrar, empacotar e despachar os produtos para o cliente. Ao dividir as responsabilidades, o gestor ganha mais tranquilidade. Torna-se possível, assim, se atentar para áreas mais pendentes da empresa, uma vez que o pleno funcionamento de seus armazéns está garantido na mão de funcionários especializados”, aponta.

O executivo também cita a importância de se utilizar de novas tecnologias para aumentar a produtividade de uma operação. Com a terceirização, o repasse do pedido ao armazém é feito por meio de um sistema ERP integrado com um sistema de gestão logística do armazém (WMS). Toda essa automatização também ocasiona a mitigação de custos com recursos, questão que também deve ser prioridade no planejamento do gestor. Isso porque evitar erros na operação e gastos de transporte são medidas obrigatórias para quem quer fidelizar clientes e manter a marca forte no mercado. “A terceirização logística também é uma boa solução estratégica nesse aspecto (redução de erros operacionais e gastos com transporte), pois diminui distâncias do envio de produtos e tempo em trânsito. Além disso, um armazém de fulfillment auxilia no planejamento dos níveis de estoque e fornecimento de informações precisas sobre as demandas individuais dos produtos, otimizando a produtividade da equipe.”

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Alexandre Schnorr Audrey “Drica” Slomp e-Ship WMS








Rodrigo Gomes

Linkedin TOP Voice 2024 em Logística & Supply Chain | Influencer E-Ship | Yellow Belt | Especialista em Logística | Supply Chain | Last Mile | First Mile | E-commerce | Comércio Exterior | +81 mil Seguidores

1 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos