A Inovação pede mente aberta

A Inovação pede mente aberta

Você, mulher e jovem (e mesmo não tão jovem). Isso, você mesma. Provavelmente se identificará com isso. Caso não seja, pare para ler também.

Você que busca desenvolvimento constante, seja por meio de cursos formais ou por conta própria com leitura diária para ampliação de conhecimentos. Que adquiriu relevante experiência profissional tornando-se cada vez mais uma profissional multifacetada, que consegue falar sobre diferentes assuntos em qualquer ambiente. Que auxilia na tomada de diversas decisões sempre levando pontos de vista diferentes, mesmo que nem sempre sob os holofotes.

Quantas vezes você realizou a condução de um processo desde o começo, para em determinado momento ouvir a já chiclê pergunta:

"Excelente! Mas na próxima reunião que o meu diretor estará presente, você poderia trazer um diretor?"

Seja com essa formulação da frase ou com outra, não importa. A essência que está por trás desse pedido é a mesma. E você sabe, não é questão de qualificação. Qualquer tipo de pergunta ou situação poderia ser conduzida tranquilamente por você. Às vezes a pergunta vem até seguida de um "não é por nada não viu, mas é que sabe como é". Ou às vezes a pergunta nem vem disfarçada de nada mesmo, sem nenhum tipo de desculpa. Não existe melhor ou pior cenário ou justificativa quando a intenção por trás é a mesma.

Pois então. Se sua empresa procura inovar, é pré-requisito pensar de uma maneira diferente. Como é possível alcançar resultados diferentes em sua empresa com o mesmo tipo de mentalidade que a trouxe até aqui? 

E para pensar diferente, é importante ouvir. E ouvir sem restringir. 

Abranger cada vez mais a sua gama de contatos de diferentes origens, gêneros, idades. O diretor pode ouvir da boca de outro diretor o que ele quer ouvir. Mas não necessariamente o que ele precisa ouvir. Estar aberto ao diferente, ao novo, sem pré conceitos, é um desafio. Mas a empresa que não fizer isso, está condenada a continuar como sempre, ou não continuar. E o C-Level deve dar o exemplo.

E se você acha que essa discussão não está relacionada com inovação, é bom mudar rápido. Os avanços do mundo não irão te esperar.

Rachel Panko.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos