A Inovação pode estar no armário dos medicamentos

A Inovação pode estar no armário dos medicamentos

FÁRMACO PARA A CONSTIPAÇÃO CONSEGUE TRAVAR MULTIPLICAÇÃO DE CÉLULAS CANCERÍGENAS

Investigadores do Reino Unido descobriram que um medicamento usado para aliviar os sintomas da constipação – o N-acetilcisteína (NAC) – consegue travar a proliferação de células cancerígenas, privando-as de proteínas que são importantes para o seu crescimento.

O NAC ou acetilcisteína é um medicamento de venda livre usado com frequência para ajudar a aliviar os sintomas da constipação e gripe, como a tosse, espirros e expectoração.

O fármaco tem, no entanto, várias indicações terapêuticas, sendo já indicado no tratamento da sobredosagem de acetaminofeno, fibrose quística e até doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Tal como em alguns alimentos, a ciência sabe que a acetilcisteína possui propriedades antioxidantes, essenciais no combate do stress oxidativo que promove danos nas células.

A investigadora Federica Sotgia, uma das autoras do estudo, observou em estudos prévios a existência de níveis elevados de stress oxidativo nas células estromais de tumores, particularmente nos tumores do cancro de mama.

Segundo os investigadores, quando as células estromais são expostas ao stress oxidativo, libertam lactato e outros nutrientes que favorecem o crescimento dos tumores, lê-se no estudo.

O que a equipa de Federica Sotgia fez foi testar o bloqueamento da libertação dessas proteínas através das propriedades antioxidantes dos NAC.

Os resultados positivos da investigação levam os cientistas a acreditar que podem estar diante de um novo tratamento anti-tumoral.

O estudo da Escola de Ciências do Ambiente e da Saúde da Universidade de Salford, no Reino Unido, foi publicado na revista "Seminars in Oncology".

FONTE: Sapo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos