Inquietudes - Governança de Software
Meu objetivo aqui não é tratar do assunto de forma acadêmica e sim, trazer a vocês um pouco de experiência de campo mesmo.
Durante anos, tenho participado de projetos de implementação de Controle em diversas camadas do ciclo de desenvolvimento de software e o que mais me chama atenção é que, rastreabilidade ainda é um grande problema em muitas empresas.
Claro que não é somente esse o ponto discutido e sim:
· Custos operacionais diretos/indiretos diversos
· Plano de capacidade
· Portfólio de projetos
· P-R-E-V-I-S-I-B-I-L-I-D-A-DE
· C-O-N-T-R-O-L-E
Enfim, os anos passam, as tecnologias mudam e os desafios continuam os mesmos? Incrível não? Mas afinal, o que falta para você que ainda passa por isso atualmente, resolver de fato esse ponto?
Em meus estudos percebi que, o principal é que não existe um modelo básico que sirva ao mesmo tempo para todas as camadas da empresa:
· Tático
· Estratégico
· Operacional
Muitos vão dizer: Existe sim Marcus! As plataformas de BPM/ERP/DEVOPS. Sim! Concordo! Mas qual a mais adaptável a minha necessidade?
Sinto que o mercado como um todo, independente de vertical, passa por problemas parecidos. É claro que, muitos tentam minimizar riscos adaptando sua empresa a plataformas robustas e dessa forma terceirizando seus desafios para os infinitos workflows sistêmicos.
Mas voltando para a Governança de software, trazer indicadores operacionais, que dão suporte estratégico e direção a camada tática, sim é possível.
Existem processos básicos nessas camadas que podem ser integrados através de ferramentas tecnológicas que muitas vezes estão aí, disponíveis gratuitamente até. Mas esse é assunto para uma próxima postagem.
Como eu disse, apenas opiniões sinceras de um cara que vive TI.
Abraço!
Tech Lead @ Eletromidia - Azure | Python | PHP | Laravel | C# | VueJS | JavaScript | Power BI
3 aÓtima leitura.