Inseguro com a entrevista? - Dicas...
O que faz diferença em processos seletivos nem sempre são currículos impecáveis, formação acadêmica consistente ou vasta experiência - é verdade que um candidato que possua o conjunto dos três itens torna-se quase imbatível - mas podemos nos surpreender com profissionais que demonstram nas entrevistas as características abaixo e acabam se sobressaindo em tais processos:
a) Energia: Já fiz entrevistas em que o candidato não te olha no olho, sequer te cumprimenta com segurança, possui um desânimo as vezes até contagiante... De fato, isto é muito ruim. O grande segredo do sucesso daqueles que se destacam é a capacidade de deixar uma marca, de serem lembrados positivamente. Energia não significa somente simpatia, mas sim, autoconfiança em realizar colocações que deixem o clima menos formal. Vejo que de certa forma esta energia consiste na capacidade do profissional/candidato projetar ao recrutador a sensação de que irá atuar com empatia ao ser contratado.
b) Saber da empresa: Se você sabe para qual empresa está indo fazer entrevista, por favor, entre no Google e pesquise sobre ela, sobre seu passado, sobre seu futuro, sobre suas políticas, sobre quem irá te entrevistar, etc. Quanto mais você souber, maior a sua vantagem competitiva - isto demonstra vontade de aprender, curiosidade e isto chama a atenção do recrutador.
c) Fazer perguntas (inteligentes): Em continuidade ao item B, fazer perguntas inteligentes aos recrutador torna o processo mais interessante e demonstra sua capacidade analítica e crítica, por isso, saber da empresa e do negócio podem ajudar neste sentido, perguntas sobre remuneração / benefícios / férias devem ser feitas no momento adequado, cuidado para não demonstrar ansiedade neste ponto. Os candidatos que fazem perguntas inteligentes se destacam, principalmente aqueles que concorrem a vagas mais estratégicas.
d) Ser transparente: Todos tem pontos positivos e negativos, por isso, é importante que você seja transparente sobre suas competências técnicas e comportamentais, ao ser perguntado sobre seus defeitos, respostas como "organizado demais" ou "muito exigente" podem passar a impressão de que você não reconhece seus pontos fracos de verdade. Aqueles que conseguem apontar seus defeitos e eventuais insucessos com segurança, demonstram ao recrutador maturidade e superação. Ainda neste item, cuidado com as informações que insere no currículo, tudo pode ser testado e/ou validado, portanto, ao incluir qualquer informação, tenha certeza que sua criatividade não afete sua razão - profissionais que inserem informações exageradas demais ou inverídicas normalmente também deixam uma marca, porém, negativa...
e) Estar informado: Perguntas sobre política, economia e atualidades ajudam muito as empresas a determinar qual nível de informação e curiosidade do candidato, estar alienado nas redes sociais sem saber exatamente o que acontece ao seu redor não é uma boa opção. Se destacam aqueles que tem noção das coisas, estão informados e possuem uma opinião pessoal definida e/ou argumentos válidos para uma conversa sobre temas variados.
f) Ser humano: Por fim, chegam as perguntas pessoais, de quem é você exatamente. O recrutador quer saber um pouco sobre a pessoa, além do profissional. Isto ajuda a definir preferências, tendências de comportamento, círculo familiar / social e que tipo de aprendizado adicional eventualmente este profissional pode trazer à empresa. Neste ponto revele um pouco de seus hobbies, que esportes pratica, suas leituras, seus seriados e conteúdos que tem interesse - não convém inventar nem se aprofundar demais em detalhes. Se destacam aquelas pessoas que se aplicam fora da vida profissional, seja jogando um simples futebol, participando de grandes corridas ou até mesmo acompanhando um seriado, pois o recrutador entende que elas canalizam suas cargas em algo que lhe trazem prazer, desta forma, descomprimindo seu estado mental.
Enfim, estas são algumas dicas para você que tem uma entrevista e não está muito seguro, pois sua experiência ou formação não são tão fortes. Ser autêntico com conteúdo e saber revelar isto na medida certa, pode superar alguns seus concorrentes e lhe garantir o emprego desejado. Boa sorte!