Insights interessantíssimos na geração de energia elétrica na instalação fotovoltaica em casa

Insights interessantíssimos na geração de energia elétrica na instalação fotovoltaica em casa

Há três semanas atrás, começou a operar no telhado na da minha casa uma micro-usina de geração de energia elétrica por célula fotovoltaica.

Quando pensei em comprar esses geradores, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi vou economizar na conta de luz! Não sabia de todo o processo que feito com a concessionária de energia e consequências.


"Meu primeiro pensamento foi: Vou economizar na conta de luz...!"

O processo iniciou com a solicitação junto a concessionária, compra deu equipamento e projeto. A empresa que contratei fez tudo.

Quando começou a funcionar, ou seja, depois de instalado, aprovado e com o novo relógio (e com acompanhamento to via internet de quantos GWh estava gerando a micro-usina) me vieram quarto insights que mudaram minha visão sobre "economizar dinheiro"...

A primeira coisa foi a empresa que contratei a instalação. É uma empresa pequena, intensa conhecimento, empregando gente recém formada. Gera emprego e renda numa faixa claramente crítica de jovens.

De forma análoga, a empresa que fez o trabalho, que subiu no telhado, furou, parafusou e colocou os fios e painéis era uma empresa que antes instalava calhas...Agora instala painéis sensíveis, entende de energia elétrica a instalações mais sofisticadas. Nesse caso, reciclou mão-de-obra, com maior valor agregado e tecnologia.

...Ganhos econômicos, geração de emprego, reciclagem de mão-de-obra, impacto ambiental positivo e redução de uso de água na crise hídrica vão muito além da simples e egoísta redução da conta de luz...

A terceira coisa que me "caiu a ficha" foi que o sistema fotovoltaico reduz a necessidade de grandes usinas hidrelétricas ou termo-elétricas, ou seja, contribui diretamente com o meio ambiente, assunto muito em voga hoje e no futuro.

Além disso, aqui no Brasil/Sudeste, o momento de maior escassez de água é exatamente agora, nesse período. Com mais calor, usamos mais o ar condicionado, que consome uma quantidade enorme de energia.

Com a geração fotovoltaica, além de evitar uso de energia de hidro ou termo-elétricas, nesse período de crise hídrica também é uma forma de diminuir o consumo de água!

Ganhos econômicos claros, geração de emprego, reciclagem de mão-de-obra, impacto ambiental positivo e redução de uso de água na crise hídrica são coisas que vão muito além da simples e egoísta redução da minha conta de luz.

Por fim.. será que pensamos de fato em todos os impactos que nossas decisões causa...?

O que vocês acham?





Tiago Machado

IT Sr. Manager | GEN AI | RPA | OCR | Arquitetura, Engenharia e Projetos de TI

4 a

Ótima reflexão Fernando. Conheço bem esse setor, os desafios e as tecnologias envolvidas. Realmente a geração distribuída é uma ótima opção para o consumidor, para a concessionária, para o país e planeta.

Tatiana Anami

Scrum master | John Deere

4 a

Muito interessante essa sua reflexão. Reflete um pouco do trabalho que o meu primo tem feito ha um bom tempo para estimular essas práticas no Brasil . Rodrigo Limp parabéns! Orgulho de você! Seu trabalho já chegando às casas dos brasileiros comuns.

O nosso querido Brasil-Brazil-Brasil-zil-zil! nao fica muito pra tras no quesito energia a nivel internacional - e pensar que meu pai, Don Caulkins, outrora criara algumas das primeiras fabricas celulares de fotovoltaic energy, solar-powered if you will ...

Jun Endo

Co-CEO @ Katalista | Advisor | Investidor Anjo

4 a

Muito bons os seus insights, Fernando. Estou considerando instalar também.

Tiago Bittar

Consulting Partner/Diretor na IBM

4 a

Fernando, e nao esquecendo que vc irá devolver energia eletrica pra rede o que cria novas unidades geradoras e produz eficiência energética de forma descentralizada!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos