Inspirações
Hoje é dia 25 de julho e há alguns dias eu publiquei meu primeiro artigo falando um pouco sobre esta data tão importante pra comunidade negra.
Para hoje, como forma de homenagear e celebrar uma das figuras mais importantes da nossa luta por equidade no Brasil, trago apenas uma recomendação: leiam Sueli Carneiro. Conheçam sua vida e obra.
Deixo aqui um pouco de sua história nessa matéria publicada pela Revista Trip em 2018. Linko também sua participação, que eu chamo de aula gratuita, no podcast Mano a Mano comandado pelo Mano Brown.
Leiam também Lélia González, Neusa Santos Souza, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Carla Akotirente e tantas outras mulheres pretas que produziram e produzem filosofia, sociologia e antropologia nesse país que tanto nos invisibiliza. Leiam mulheres pretas!
Recomendados pelo LinkedIn
PS: Algum desavisado pode vir perguntar novamente "o que esse papo de racismo tem a ver com a rede In" que fala sobre trabalho e universo corporativo. Vou me antecipar e deixar aqui respondido:
"Entre 21.435 empresas em todo o Brasil, 25,1% delas não possuem nenhuma mulher negra em todo o seu quadro de funcionários, conforme aponta o levantamento “Protagonismo das mulheres nas empresas” realizado pela consultoria em marketing digital Triwi."
A pesquisa foi divulgada pelo site Valor Investe em março deste ano e reflete a realidade de muitas empresas em dissonância com a realidade das maiorias do Brasil. "De forma geral, as mulheres estão em desvantagem no mercado de trabalho, mesmo sendo maioria no país (51,8%), e a pesquisa mostra que esse quadro está piorando ao longo dos anos."
Por fim, deixo meu abraço afetuoso a todas as mulheres pretas dessa rede que estão também tentando tornar a nossa história diferente e que vão contrariando as estatísticas. Estamos juntas! Sejamos fortes e tanhamos coragem!