Inspire-se ou Expirem-se
A vida é uma jornada diária de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Uma responsabilidade individual e coletiva que está ligada as escolhas de cada um, quanto ao pensar e interpretar.
A Teoria da Autodeterminação “faz uma importante distinção entre duas diferentes questões motivacionais: porque versus para que. Qual é o objetivo de sua atividade e por que você quer realizar esse objetivo; quais são as razões que o levam ao esforço para atingir esse objetivo?” (Lens, Matos, & Vansteenkiste, 2008, p. 19, grifos dos autores).
Ainda considerando uma outra teoria que ressalta que sucesso é igual ao potencial subtraído da interferência.
A motivação externa está muito relacionada a interpretação de cada um associado ao cenário desejado e esperado, o que por muitas vezes faz com que o autocritico interno seja maior que sua motivação intrínseca aumentando a interferência inibindo seu próprio potencial, um abismo entre o que “eu” quero e o que “eu” acredito poder ser capaz de.
Portanto vale a pena refletir:
Que o fracasso só existe para você mesmo, é uma interpretação de algo esperado que não atingiu o resultado no tempo que você idealizou inicialmente e não que seja impossível, com ajustes, otimismo, resiliência, persistência, desenvolvimento de habilidades e competências, humildade, interesse, paciência e tolerância, você deve manter o foco no alvo e não nas “frustrações”, para atingir o que deseja.
Não evidencie o que não contribuirá com o que você deseja de resultado.
As motivações extrínsecas estarão relacionadas as pessoas, espaço, organizações, recompensas associadas aos seus desejos e interesses que geram um pensamento onde você pode “se inspirar” e seguir independentemente dos resultados ou “expirar-se”... e desistir porque não se sente capaz de realizar e paralisar na desmotivação. O que você realmente deseja? O que você tem feito com você, com seus pensamentos, com o seu cotidiano?
Entender os fatos te eleva a consciência, paralisar neles é desistir de você!
Tenha compaixão por você, com o outro, julgue menos, faça mais, divirta-se, monitore e desfrute do hoje.
Eu não controlo muitas vezes o “meio” mas posso escolher pelo “fim”. Faça sua escolha todos os dias antes de sair de casa e fará mais por você e para as pessoas que convive e ama.
Abraços, Bom final de semana, Profa. M.a. Andrea Deis.
#coaching
#docente
#vivenciasdecoaching
#topleadertraining