Instagram: ainda há esperança para as curtidas?

Instagram: ainda há esperança para as curtidas?

Depois do terror do fim das curtidas no Instagram, a nova onda é diminuir a importância das curtidas nas redes sociais. De onde tu tirou isso, Míriam?

Nas últimas semanas, temos visto diversos gurus do mercado e até mesmo influenciadores discorrendo sobre quais métricas irão substituir o like - que, é bom lembrar, não deixou de existir. Só deixou de ser contabilizado de forma pública.

Quem trabalha no segmento digital também percebeu que o engajamento caiu - as pessoas perderam um pouco o interesse em curtir conteúdos. Simplesmente porque ninguém está vendo.

Para melhorar, algumas pessoas aproveitam essa onda de ninguém sabe de nada, para enviar e-mails tentando vender seu próprios cursos e produtos, gerando caos na cabeça dos clientes alheios. No melhor exemplo abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aí o cliente pergunta, na maior boa vontade: Como estamos com estas métricas?

Em primeiro lugar, é importante destacar aqui que: estas métricas citadas no print são super focadas em vendas e bem afastadas de conteúdo, certo? Dependem sim da estratégia, objetivo e perfil do cliente. 70% dos clientes aqui na Ondinas não vendem serviços / produtos, mas sim, conteúdo. E aí, faz sentido focar em inbox ou “vendas“?

Por exemplo, mensagens inbox recebemos aos montes, de pessoas querendo conversar com a marca ou quem está por trás dela, respondendo aos conteúdos e tudo mais. E isso não significa uma conversão em compra do workshop, ou dos livros. Significa um real interesse pelo que foi mostrado? Com certeza!

O que fazer então?

Métricas que sugiro serem levadas em consideração para clientes que possuem objetivos primários diferentes de venda (escritores, coaches, blocos de Carnaval): alcance e visualizações. O objetivo destas marcas, especialmente no Instagram (onde nem todo mundo possui o compartilhamento de links habilitado e com a não visualização das curtidas) é o conteúdo chegar o mais longe possível, certo? São estas as métricas que irão nos dar este dado!

Porém, como saber se o usuário realmente gostou ou achou relevante? Como saber se ele validou o que leu ou assistiu? CURTIDAS, COMPARTILHAMENTOS e SALVAMENTOS. Eu dificilmente compartilho e salvo conteúdo (e sou heavy user). Nem sempre o assunto que nos toca ou nos interessa, toca outra pessoa do nosso círculo. Por isso devemos tomar cuidado com esta ideia de levar em consideração outros KPIs em detrimento das curtidas. 

Vamos ter mais cuidado antes de sair descartando métricas, meu povo? beijos no coração!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos