INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA - PIEZÔMETROS CONVENCIONAIS E DRIVE POINT

INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA - PIEZÔMETROS CONVENCIONAIS E DRIVE POINT

A instrumentação é definida como a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos, sendo utilizada para acompanhar o comportamento de uma barragem ou fundação, por exemplo, podendo alertar para o desenvolvimento de condições inseguras. Nesse artigo eletrônico vamos falar sobre PIEZÔMETROS dentre os vários tipos de piezômetros existentes, o mais simples é o hidráulico, pois não envolve necessariamente dispositivos elétricos ou eletrônicos sofisticados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estes instrumentos utilizam fluidos hidráulicos (água, óleo, etc), em seus sistemas de medidas.

Os instrumentos mecânicos baseiam-se no comportamento elástico linear do aço. Os instrumentos operados pneumaticamente utilizam princípio de funcionamento idêntico aos hidráulicos, mudando apenas o fluido. No passado utilizava-se ar e atualmente o gás nitrogênio.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Instrumentos dotados de transdutores de deformação que utilizam extensômetros elétricos de resistência enquadram-se nos instrumentos elétricos. São instrumentos sensíveis a variação de temperatura.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todos esses acima necessitam que sejam realizados furos para suas instalações, e o preenchimento adequado de filtros e selos, quando vem ao caso.

O piezômetro elétrico do tipo push in ou drive point não necessita da realização de um furo de sondagem, pois o mesmo é cravado no solo até a cota definida pelo projeto, essa metodologia foi prevista, preferencialmente, para utilização em solos moles, devido à facilidade de cravação e dificuldade de preenchimento com furos sem revestimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No próximo artigo irei abordar as boas práticas de engenharia adotadas pelos técnicos em instrumentação Agnaldo Soares e José Valmi na execução da instalação do DRIVE POINT.

Se gostou do artigo, peço que curta e compartilhe, pois conhecimento não compartilhado vira conhecimento perdido. Qualquer dúvida sobre o processo, peço que perguntem, pois assim verificarei o assunto mais pertinente e darei continuidade aos artigos sobre o Drive Point.

GEOTECNIA NELES ... OBRIGADO

FONTES: Aula do professor Rogério Feijó (UERJ), Machado (2007), Experiência pessoal e compartilhada pelos técnicos Agnaldo e Valmi.

Giovanni Carvalho Marquesi

Diretor Executivo (Fundador) na G5 ENGENHARIA e G5 INSTRUMENTOS

5 a

Felipe Souza Cruz ficamos à disposição para lhe enviar informações de todos os tipos de piezômetros da GEOKON Acesse o site da G5 ENGENHARIA ou da G5 INSTRUMENTOS Abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos