A integração do estudante ao mercado de trabalho - 2
STB Viagens

A integração do estudante ao mercado de trabalho - 2

Prazer tê-lo novamente como leitor de mais um artigo publicado aqui no LinkedIn. Caso você ainda não tenha lido o meu outro artigo com o mesmo tema, clique aqui.

Como você já sabe e deve ter lido, estou falando sobre a integração do estudante ao imenso mercado de trabalho. Imenso mesmo, mas sem muitas oportunidades de emprego. E por esta razão, decidi especificar aqui, através de minha percepção como aluno do último semestre do curso de jornalismo, e óbvio, minha vivência diária os desafios e dicas de como nós, acadêmicos, podemos "facilitar" este processo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No último artigo eu falava sobre network e sua importância para se conseguir algo na área pretendida. E não estava errado. Mas, para darmos início a esse tema, você sabe o que significa Network? Provinda do inglês, de acordo com o site Significados, a palavra designa o ato de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. Resumindo: conhecer pessoas que podem lhe auxiliar de alguma forma.

Quando você começa a se vincular a pessoas que, de alguma forma, podem lhe auxiliar em um contexto profissional, é fenomenal! E quando digo isso, não estou dizendo apenas de modo a receber indicações para vagas de emprego. Especifico: é de maneira geral!


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No texto anterior, contei sobre o período em que ficava na porta da Alterosa. Eu era uma criança e não tinha maldade. Mas, a minha curiosidade em aprender e demonstrar utilidade naquele ambiente, chamava a atenção. Conversando, conhecendo e marcando presença em meio a pessoas daquela área, me rendeu a vaga de menor aprendiz na rádio. Eu tinha 14 anos! Se com uma criança demonstrando interesse e fortalecendo seus laços deu super certo, porque não com um(a) jovem do ensino superior? Pense nisso e procure conhecer pessoas novas. O LinkedIn está aqui para isso! Faça parte de grupos de Whatsapp que se integre no seu ramo de atuação. Ótimas oportunidades de emprego e laços profissionais iniciam por lá.

A Forbes publicou uma reportagem com 8 dicas para aperfeiçoar a habilidade de Networking. Confira!

Aprenda!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro ponto bem bacana a ser destacado é sobre o aprendizado. Com base em suas vivências, decepções, acertos, boas e más emoções, produzimos algo que chamamos de visão de mundo. É algo bem particular e cada um tem a sua. Assim como em uma viagem em que você precisa levar alguns pertences importantes para sobrevivência, levamos conosco algo chamado de bagagem de vida. Seja ágil, humilde e atento e saiba a aprender com os acertos e erros dos outros. É "evitar a fadiga". É agir com esperteza e abrir vantagem sobre os demais. Para que errar e se chatear em uma tarefa difícil, se podes muito bem aprender com alguém que já superou e é experiente no assunto? Nunca espere ou negue a aprender algo que alguém esteja disposto a lhe ensinar. Como diria meu avô: "cavalo arriado só passa uma vez".

Se em seu percurso não tenha encontrado alguém disposto a lhe ensinar algo, faça uso do Youtube, pesquise no Google. Lá com toda certeza você vai encontrar diversos artigos, site e vídeos que podem lhe ajudar e claro, aumentar seu nível de conhecimento. Só não vale ficar parado enquanto todo mundo tem buscado progredir.


Por hoje é só!

Em breve vou postar o último texto, para concluirmos essa série de artigos. Quer saber a importância de fazer estágio? Não perca a próxima publicação.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos