Integração ERP com Sistemas Satélites
Por mais aderente que o ERP seja em relação ao negócio de uma empresa, sempre poderá haver necessidade de integração com sistemas satélites (Sistemas expecíficos para determinadas funcionalidades). Como por exemplo:
Integração do sistema de ERP com sistemas de controle de seguros (vida, previdência, prestamista) no caso de uma seguradora. Integração com sistema específico para mistura de cores em uma fábrica de tintas. Integração com sistemas de corte a laser de placas de aço. Integração com sistemas de controle de ativos de aviação. Integração com sistema de e-commerce. E diversas outras situações.
Os exemplos acima, são integrações de “sistemas satélites” com o ERP que eu já tive o privilégio de participar e que foram bem-sucedidas. Para conseguir êxito listo algumas dicas que podem ser muito uteis:
1. Entenda os Requisitos
2. Escolha a Abordagem de Integração Adequada
3. Utilize Padrões de Integração Comuns
4. Planeje a Governança de Dados
Recomendados pelo LinkedIn
5. Desenvolva e Teste Conectores Personalizados
6. Automatize e Monitore a Integração
7. Treine a Equipe e Prepare a Mudança
8. Planeje a Manutenção e Atualização
Conclusão
Integrar um ERP com sistemas satélites é um esforço complexo, mas fundamental para a agilidade e eficiência operacionais. Seguindo essas diretrizes, você pode criar uma integração robusta e eficiente que atende às necessidades de sua organização. Quanto mais “parametrizável” for o processo de integração melhor.
Eu sou José Roberto Gorski!
Mais de 25 anos de carreira na área de TI. Especialista em sistemas de ERP e gestão de projetos ágeis (Scrum). Sou um apaixonado por inovação, tecnologia e bem-estar (viver em equilíbrio).