Inteligência Artificial: Aceitar ou desesperar?

Inteligência Artificial: Aceitar ou desesperar?

Gritos e desespero! As máquinas vão nos substituir (ou não).

A chegada do uso da IA de forma acessível através do ChatGPT e geradores de imagens como o Midjourney e Dall-e botou em cheque áreas que se acreditava que a máquina não chegaria tão cedo.

Quem achava que a experiência de anos aperfeiçoando a técnica da arte de escrever e desenhar seriam insubstituíveis estão se sentindo ameaçados.

Não vou discutir aqui se é justo ou injusto. A realidade é que esta tecnologia só vai evoluir. A Microsoft acabou de aportar milhões para integrar a tecnologia desenvolvida pela OpenIA para usar em seus projetos.

Mas aqui vai algumas opiniões minhas...

Está tecnologia vai separar quem fazia "bom o suficiente" dos que realmente faziam algo inovador.

A IA é alimentada pelo conhecimento já existente. Tanto é que a versão que está rodando no ChatGPT no momento da publicação deste texto só tem dados de até 2021. Ele não consegue responder com fatos após este período.

Em teste feito pelo jornal O Globo, quando questionado sobre quem venceu as Eleições de 2022, o ChatGPT respondeu que o atual presidente do Brasil é Jair Messias Bolsonaro. Quando se perguntou sobre Luiz Inácio Lula da Silva, atual chefe do Executivo, a tecnologia apenas disse que ele presidiu o país entre 2003 e 2011.

Então quem só "refazia" textos e desenhos pegando o que já existia e fazendo sua "versão pessoal" já poderá ser substituído por uma IA (às vezes com qualidade superior).

Também só terá lugar quem realmente tiver sua obra valorizada por quem realmente valoriza o autor, seja lá por qual razão.

Percebem como o funil vai ficando cada vez mais estreito.

Sinceramente, por que as pessoas ou empresas que se contentam com o "bom o suficiente" vão pagar mais caro para um artista ou escritor se usando uma IA vai ser mais rápido e barato? Você pagaria?

Mas eu penso em algumas alternativas para não ficarmos para trás com a tecnologia da IA.

Li um artigo interessante onde o autor soltou a seguinte frase: "A máquina entrega o que você pede, não o que você quer."

Já cansei de receber pedidos de clientes para sites ou material criativo sem ter noção do que realmente ele quer (ou não sabia comunicar onde queria chegar com o trabalho).

Muitas vezes só pedia "faz assim e assado" e quando entregava pedia mil alterações pois "não ficava do jeito que ele esperava" ou simplesmente não trazia o retorno esperado.

Então, saber entender um problema e sugerir a melhor solução vai ser um diferencial, inclusive para pedir à IA o que se quer.

Eu comecei minha vida profissional como desenhista ilustrador. Fiz muito trabalho na base do papel, lápis e tinta pois naquela época os computadores ainda não haviam se popularizado para a arte digital.

Hoje faço muita coisa no softwares de ilustração e uso um tablet Wacom para desenhar á mão.

Com Tecnologias como a DALL-E e Midjournei dá para desenhar com instruções em texto (prompts). Então com uma idéia na cabeça e um teclado na mão dá pra gerais imagens maravilhosas em poucos segundos.

Ou seja, a criatividade ainda é necessária. E ter clareza do que se quer também.

Comenta aqui como você imagina se adaptar ao avanço da Inteligência Artificial

Observações:

Este texto foi produzido sem usar IA.

A imagem que ilustra este artigo foi produzida por mim utilizando o Midjourney.

#artificialinteligence #inteligenciaartificial #midjouney #AI #ChatGPT #DallE

ANGELA MILÉO

advogada na ANGELA MIlÉO ADVOCACIA

1 a

Ótimo texto! É uma realidade, devemos nos adaptar! Parabéns!

Lucas Selbach

CEO e Business Developer no Pont Club | Desenvolvimento de Negócios BR e PT HexFit | International Business Strategy Advisor | Membro do Angel Investor Club | Escritor e Palestrante

1 a

show Gabler!

Cristiane Oliveira

Especialista em drive-to-store e inteligência artificial, ajudo varejistas e marcas a aumentar o fluxo de visitas em lojas físicas, ocupando o cargo de Business Development Manager na ShopFullyTiendeo.

1 a

Parabéns, sucesso!!!

Claudia Assis

Consultora | Escritora | Teacher | Literatura | Coordenadora |

1 a

Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Assunto relevante para nós editores e redatores.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos