Inteligência Artificial – Será uma revolução no setor de RH?
Há alguns anos, a automação e a robotização vêm fazendo parte do cenário do mercado de trabalho mundial e alguns segmentos como os industriais, já possuem setores totalmente robotizados, não utilizando profissionais humanos. Outros setores, como a área médica, possuem algumas especialidades onde seus profissionais utilizam robôs para tratar e salvar vidas humanas, numa perfeita parceria.
Já estamos na era da Inteligência Artificial e da Automação. O futuro não está tão distante, sutilmente já chegou, e como exemplo temos o desenvolvimento de videogames de futebol que utilizam a AI para criar jogos cada vez mais complexos onde cada jogador tem características muito específicas e próximas às de um competidor real. Para simular isso, são aplicadas técnicas de sistemas inteligentes.
A cada dia a inteligência artificial está mais presente em nossas vidas e nós vamos convivendo e nos adaptando aos espaços que estão sendo ocupados por ela.
Esta ocupação também está se dando na área de RH. Algumas empresas como a Cremer e IBM já estão utilizando “entrevistadores virtuais” em seus programas de recrutamento.
Este processo virtual se baseia entre outras coisas, em programas que analisam hábitos e ações dos candidatos em diferentes ambientes. Estes ambientes podem ser redes sociais, fóruns de debates ou ambientes criados pelas próprias empresas que se transformam em fontes de informação dos candidatos.
A proposta é que o processo virtual auxilie o setor de RH na seleção de um candidato mais aderente à vaga disponível, reduzindo os custos e facilitando o trabalho do setor de Recursos Humanos.
Este novo processo de recrutamento e seleção não dispensará o lado humano do profissional de Recursos Humanos, mas com o aumento da utilização destes processos virtuais pelas empresas, a dinâmica de trabalho do setor de RH irá mudar.
E como se dará essa mudança? Segundo os especialistas, numa visão que a inteligência artificial veio para complementar as atividades do setor, a tendência será que o RH deixe de funcionar de uma forma mais operacional e passe a funcionar cada vez mais de uma forma estratégica, isto fará com que o profissional de Recursos Humanos também se adapte à nova realidade do setor.
#teamsinergiasolucoes
Gerente de Projetos | Scrum Master
7 aVera, imagine o Big Data aplicado ao RH de grandes empresas onde as candidaturas a vagas passam das centenas e muitas vezes chegam aos milhares! Com o Big Data seria possível aproveitar toda base de currículos da empresa incluindo as candidaturas a vagas e buscar por palavras-chave nos currículos resultando em uma análise estatística. Os currículos mais alinhados com os requisitos e itens desejáveis para poderiam ser forte candidatos as vagas, economizando tempo precioso no RH durante processo de seleção, uma vez que esta análise poderia ser realizada em questão de poucos minutos. Tecnologia aplicada ao RH