A inteligência artificial te fará demitir sua agência de marketing
O projeto Chat GPT assustou o mundo com sua capacidade de entregar repostas originais com base em aprendizado de máquina e um banco com zilhões de dados.
O Google, por sua vez, acabou de anunciar o Bard, sua própria inteligência conversacional para bater de frente com o novo concorrente.
O MidJourney cria imagens originais com base em comandos.
Muitas pessoas já criaram livros, músicas, apps e conteúdos para redes sociais de forma ultra-rápida e automática com essas ferramentas, mas quero abordar esse assunto com a seguinte pergunta: as famosas Inteligências Artificiais, também chamadas de IAs, vão acabar sua agência de marketing?
O fim das agências operacionais!
Desde que comecei nessa jornada, contratar uma empresa para fazer imagens e textos para redes sociais era uma necessidade fundamental, na cabeça dos empresários.
A criação de conteúdos genéricos, com baixo engajamento e irrelevantes nos resultados de vendas era (e talvez ainda seja) o ganha-pão da maioria das agências.
Com a chegada de Inteligências Artificais, com o chat GPT e o Bard, esse tipo de trabalho operacional poderá ser facilmente substituído?
Sem o estratégico, o operacional se torna prejuízo
Uma empresa vive de faturamento, aliás, de lucro. Aqui nós sempre fazemos questão de dizer que se o seu marketing não é orientado a performance de vendas, ele é um custo desnecessário para o seu negócio.
Trazer resultados em vendas é mais do que criar um post, é uma ciência. Algo que vai desde o estudo do público alvo até a otimização orientada por dados das campanhas. Precisa-se de estratégia.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma inteligência artificial não cria do nada, ela precisa de uma direção para entregar os melhores resultados. É como se fosse um novo estagiário que criará imagens, textos, documentos e outras tarefas dentro da sua estratégia.
Se sua agência atual se resume ao trabalho deste estagiário, talvez esse artigo se aplique a ela.
Nossa visão sobre o futuro
Minha visão é que o mercado terá cada vez menos espaço para soluções genéricas e puramente operacionais e cada vez mais lugar para soluções estratégicas e inteligentes.
Se sua agência só faz tarefas operacionais, ela poderá sim ser facilmente substituída por IAs a um custo menor (ou gratuito como nos casos das ferramentas citadas aqui).
Agora, quem lidará com o estratégico do seu marketing? Quem definirá o processo de vendas? Quem dirá como e quais tarefas devem ser feitas por essas ferramentas? Quem planejará e te ajudará a crescer otimizando as estratégias? É nesse ponto que nos colocamos como uma assessoria de marketing de performance.
Não nos restringimos ao operacional, mas focamos no que realmente te trará os resultados que importam: vendas.
Quer saber mais sobre as novas inteligências artificias que chegaram ao mercado? Acesse nossos vídeos sobre o assunto:
Quer saber mais sobre nossa solução e ter um markerting orientado a performance de vendas? Acesse: www.modoresults.com