Você sabe o que é Inteligência artificial (IA)? Segundo John McCarthy (da Universidade de Stanford) IA é a ciência e a engenharia de criação de máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes, para executar tarefas geralmente associadas a seres inteligentes.
Existe uma certa preocupação entre as pessoas sobre a aplicação da inteligência artificial, especialmente o fato do ser humano ser dominado pelas máquinas (robôs) inteligentes. Neste caso é importante entender os tipos e as respectivas aplicações de IA para evitar ansiedades e receios quanto ao uso e sua influência.
Existem 2 tipos principais de inteligência artificial: IA restrita e IA geral:
- IA restrita: consistem em aplicações de inteligência artificial num contexto definido e específico. Alguns exemplos: sistemas de reconhecimento facial ou digital, chatbots, sistema de recomendação, etc.
- IA geral: aplicações de inteligência artificial que tem capacidade de executar tarefas que um ser humano executaria (em vários contextos). Ou seja, tem a capacidade de aprender, compreender e funcionar completamente como um ser humano.
As mais complexas aplicações atuais de IA, mesmo que utilize machine learning ou deep learning para ensinar a si mesma, se enquadram como IA Restrita. Ou seja, elas conseguem atuar somente no contexto que foi treinada.
E até então a IA Geral está presente somente na ficção científica, mas ela ainda é um objetivo ambicioso no mundo da tecnologia.
A seguir são apresentados alguns exemplos de aplicações de IA:
- Visão Computacional: já viu que em redes sociais (como o Facebook por exemplo) é realizada a identificação das pessoas que estão em uma foto? Ou ainda você já fez o desbloqueio do celular utilizando reconhecimento facial? Esses são exemplos de aplicação da tecnologia de IA (especialmente redes neurais convolucionais) que permite processar imagens digitais, vídeos e outros dados para obter informações.
- Reconhecimento de voz: pesquisas por voz (usando assistentes tais como Siri, Cortana ou “Ok Google”) em seu celular é possível porque há modelos de machine learning que realizam o processamento de linguagem natural (NPL). Outro exemplo é a geração de legenda automática nos vídeos do Youtube.
- Sistemas de recomendação: Se você já acessou algum serviço online de streaming (ex.: Netflix) já percebeu que ele faz recomendações de novos conteúdos? Ou já percebeu que os anúncios no Youtube tendem a ser de acordo com assuntos/produtos geralmente do seu interesse? Nessas situações há aplicações de Machine Learning para gerar as recomendações com base no seu histórico de navegação e preferências. O objetivo é criar um melhor relacionamento com os clientes, assim como buscar fidelizá-los.
- Sistemas de detecção de anomalia: Já aconteceu de tentar fazer uma transferência (via pix, por exemplo) e o seu aplicativo do banco bloquear e gerar uma mensagem dizendo que essa operação é suspeita? Isso também é uma aplicação de IA que reconhece padrões anormais nas transações, muito utilizado na busca de detectar fraudes em cartões de crédito.
- Jogos: nessa área há uma intensificação de aplicação de IA, seja para criar robôs para interagir com os jogadores ou aprender com o comportamento.
- GPS: essa tecnologia utiliza IA para criar a melhor rota possível para os usuários viajarem. Além de criar predições sobre congestionamentos, horário de chegada e sugestões.
Esses são apenas alguns exemplos. Mas viu como o uso de inteligência artificial está cada vez mais comum no seu dia a dia?
O uso de IA traz facilidades e muitos benefícios, mas é necessário ressaltar a importância de ter integridade e bons princípios para proceder com as aplicações também nessa área. Nesse contexto que se torna relevantes iniciativas como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Comercial | Projetos | Analista de Cobrança Sr.
1 aBela reflexão!
Data Analyst at CPFL Energia
1 aMuito legal, Tales, com o avanço das tecnologias de machine learning e deep learning, a IA será o nosso futuro daqui para frente.