A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?
Foto: houseofbots
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a Inteligência Artificial (IA) está presente em diversos lugares e que em breve irá substituir diversos postos de trabalho. Essas afirmações causam medo e deveriam te deixar apavorado principalmente se você ainda não conhece seu ‘inimigo’, ou poderíamos chamar aqui de aliado? Pois bem, o objetivo desse artigo é apresentar alguns conceitos e aplicações da Inteligência Artificial e listar algumas limitações para que você não pense que em um futuro próximo seremos esmagados por máquinas super inteligentes.
O que é a inteligência artificial?
"A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que visa construir dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas de forma inteligente!"
A primeira pergunta que o leitor deve estar se fazendo é:
Então a Inteligência Artificial funciona como nosso cérebro?
Antes de tudo gostaria de deixar bem claro que a IA pode executar tarefas específicas no contexto que é aplicada, ou seja, em cada situação a IA atua em um conjunto limitado de atividades com finalidades bem definidas. Uma IA criada para interagir com consumidores em forma de assistente virtual não vai conseguir guiar um carro ou ser capaz de analisar dados de qualquer outro domínio que não tenha sido treinada previamente. Por mais que existam técnicas que tentam simular o cérebro humano, ainda não é possível criar uma inteligência tão complexa que consiga aprender diferentes tipos de tarefas com a mesma eficiência e flexibilidade que a mente humana.
Ok, mas dada uma tarefa específica, a Inteligência Artificial conseguiria substituir postos de trabalho?
Depende!
Simplificando, se a tarefa for muito repetitiva, muitos dados de operações e decisões anteriores estão armazenados e o ambiente é bem controlado, fatalmente esse posto de trabalho será substituído muito em breve por uma IA. Entretanto, a falta de qualquer um desses itens aumenta as chances de fracasso de qualquer projeto que use IA.
repetição + dados históricos + ambiente controlado = IA!
Uma das grandes vantagens da IA é conseguir trabalhar 24 horas por dia e 7 dias da semana, mas ainda existem muitas limitações que devem ser respeitada antes de qualquer implementação que utilize IA. A grande transformação digital que nos últimos anos inseriu muita tecnologia em diversas áreas vem também agora acompanhada de formas artificiais de inteligência. A IA deve ser mais considerada como uma aliada no dia a dia em diversos domínios que uma inimiga.