Inteligência Emocional: as 5 habilidades emocionais e como usá-las a seu favor

Inteligência Emocional: as 5 habilidades emocionais e como usá-las a seu favor

Emoção é um sentimento, um estado psicológico e uma tendência para agir. Ela frequentemente sequestra todos os nossos demais pensamentos, e nos leva a tomarmos decisões somente baseados nelas... Ira, tristeza, medo e alegria nos influenciam, mas podemos dominá-las.

É sobre isso que Daniel Goleman trata em seu livro "Inteligência Emocional". Controlar impulsos é a base da força de vontade e do caráter, ademais, de nada adianta uma alta cognição se não houver controle emocional para fazer escolhas certas.

Essa é a importância das habilidades emocionais. O autor cita 5 principais:

  1. Autoconsciência: conhecer as próprias emoções. O simples fato de ter a consciência que "o que estou sentindo é raiva" ou "o que estou sentindo é tristeza" já é e autoperceber-se e dominar a situação emocional.
  2. Temperança: lidar com as emoções, conter excessos e viver a emoção na dose certa. É o que os gregos chamavam de sophronyse ou autocontrole, governo de si próprio.
  3. Motivar-se: capacidade de manter-se otimista, mesmo em face da dificuldade. A felicidade amplia nossa energia, e aumenta as chances de sucesso. Mas também a ansiedade em pequena escala e seu gerenciamento, ajudam na motivação.
  4. Empatia: reconhecer emoções nos outros, ler o sentimento alheio em canais não verbais. Nós a adquirimos a medida que aumenta a própria autoconsciência. Também é importante espelharmos emoções para demonstrar que entendemos o outro e criarmos conexões sociais. Goleman vai além e diz que a empatia é a raiz da ética e da piedade.
  5. Relacionamentos: em nosso convívio, temos alguns cuidados na exibição do que sentimos. Exageramos, quando queremos enfatizar sentimentos e minimizamos/substituímos nossas emoções para não magoar alguém ou ser educados. Outra face da habilidade relacional é a inteligência social: ler laços e relações, organizar grupos, observar regras de convívio e integrar-se criando ligações. Quanto à esta última característica, os mais expressivos contagiam mais e são mais influentes, porém são mais contagiados, em contrapartida.


Estados Emocionais

No livro ainda são citados alguns importantes estados emocionais, que são quando as emoções persistem por longos períodos, e como fazemos para livrarmos deles:

  • Raiva: gera energia, exalta nossa força e cria uma reação bioquímica de luta, ação (por isso induz decisões precipitadas).Tem um importante agravante, pois ela pode ser alimentada com argumentos racionais do neocórtex e se torna escalável. Dica: como ela é escalável, não usar a catarse (descontar a raiva em outra coisa ou situação), pois isso só irá aumentar a resposta emocional.
  • Ansiedade: excesso de preocupações
  • Melancolia: ruminar sentimentos ruins.

A cura de todos estes estados está em contestar essas ideias e pensamentos, além de criar distrações agradáveis.


Razão e Emoção

A separação entre a mente racional e a emocional é muito clara. As civilizações antigas as separavam entre "cabeça" e "coração". A metáfora continua válida, embora hoje se saiba que essa divisão ocorra no cérebro: o neocórtex responde pela razão e a amígdala pelas emoções.

Também é devido à essa divisão, o fato da mente racional ser mais lenta que a emocional (os impulsos chegam primeiro à amígdala e depois ao neocórtex). Por isso é tão importante pensarmos antes de decidir ou agir, para que nosso cérebro tenha tempo de processar as percepções e as emoções em curso.


Memória Emocional

Quanto mais forte o sinal recebido na amígdala (emoção) maior será o registro de que ela ocorreu, e ela será armazenada no hipocampo, uma área do cérebro de memórias anacrônicas, ou seja, sem distinção de tempo.

Esta é a razão de trabalhar com grande impacto emocional em apresentações, discursos, propagandas e campanhas de comunicação. As mensagens emocionantes se tornam muito mais memoráveis e relevantes pois ocupam um espaço especial em nosso cérebro.


Eu como sou uma pessoa muito emocional, aprendi muito com este livro. Espero que também te ajude e que este pequeno resumo, te motive a ler essa obra sensacional!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos