Inteligência Emocional Como anda a sua?
Provavelmente você já sabe que ela é fundamental para o sucesso no âmbito profissional e pessoal, visto que trabalhamos diariamente nossas habilidades de relacionamento e compreensão humana. Por meio dela, é possível controlar e gerenciar emoções, imprevistos e mudanças que ocorrem no dia a dia.
Daniel Goleman, evidencia cinco pilares da Inteligência Emocional (IE). São eles:
• Conhecer suas próprias emoções: É importante conhecer e compreender nossos sentimentos, e como isso é um processo, invista tempo nisso. É preciso passar por reflexões, colocar no papel as ações que tomamos com o objetivo de entender nossas atitudes e suas motivações mais genuínas.
• Controlar as emoções: Ter consciência dos próprios sentimentos e da forma que lidamos com eles no decorrer dos dias auxilia nesse processo de autocontrole e reflexão.
• Automotivação: Motive-se todos os dias, acredite e trabalhe para transformar comportamentos em realizações! É gerenciando e buscando desenvolver-se que os conflitos e estresses diminuem.
• Empatia: Aprender a se colocar no lugar do outro e a compreender sua visão nos torna mais sensíveis e traz benefícios para as relações interpessoais.
• Saber se relacionar interpessoalmente: Quando você compreende suas emoções e tem empatia, abre-se um leque de possibilidades. É possível construir relacionamentos positivos com bases sólidas e saudáveis.
A Inteligência Emocional é um dos fatores determinantes para obtermos sucesso e qualidade de vida e nada melhor do que se desenvolver no início do ano, onde temos 12 meses para evoluirmos e colhermos lindos frutos para nossa vida e profissão! Quer saber mais? Acesse www.achavedatransformacao.com.br e bora lá!