Inteligência Emocional
O ser humano como ser racional tem capacidade de constante aprendizado e desenvolvimento para maior e melhor convivência, considerando a necessidade de viver em sociedade.
Ao tratar da convivência no ambiente corporativo, nos mais diversos níveis gerenciais e segmentos, os gestores estão priorizando profissionais que possuem maior domínio sobre suas emoções, pois não adianta ser extremamente bem preparado em questões técnicas e ser uma pessoa que não sabe se relacionar e contribuir com um ambiente harmonioso e, consequentemente, produtivo em decorrência de problemas que, geralmente, estão ligados a questões pessoais e que passam a refletir diretamente em seu desempenho profissional.
Na realidade o que muitos chamam de problemas, em uma grande maioria das situações, não são propriamente problemas, mas novas situações que precisam ser enfrentado para poder entrar em um novo e mais elevado nível de competências que irá nos diferenciar em meio à multidão, desta forma saindo da confortável e atrofiante zona de conforto (considerando que a capacidade de adaptação do ser humano é muito maior do que se pode imaginar).
Um dos melhores e mais fáceis caminhos do desenvolvimento humano pode vir através de um profundo e realista autoconhecimento que nos tornará, em médio prazo, mais capazes para tomar decisões e agir de forma assertiva, não esquecendo que nosso crescimento não pode representar sofrimento para não impactar de forma negativa nossos relacionamentos.
Ao olhar cada situação como oportunidade para nos tornarmos melhores, protegendo nossa individualidade e compreendendo melhor os limites que possibilitam maior tolerância e respeito à realidade dos outros, passamos a contribuir positivamente com o meio ao qual estamos ligados (família, trabalho, amigos...) promovendo equilíbrio emocional e relacionamentos estruturados.
Se conseguirmos focar no resultado das mudanças que pretendemos atingir ou, no significado que a situação representa em nossa vida, os desgastes emocionais serão menores e o sentimento de conquista irá dar maior impulso às novas metas e atitudes tanto pessoais como profissionais.
Em meio às tentativas, os erros são apenas o inicio da caminhada para novas etapas, não exija demais de si, visto que nem sempre é possível acertar na primeira tentativa, olhe como oportunidades para aprimorar seus talentos em uma jornada que dura uma vida. Não permita que o desânimo interrompa sua caminhada, muitas pessoas já constataram que a felicidade não está na conquista, e sim, nas surpresas que cada curva do caminho nos apresenta.
Busque informações concretas e ajuda especializada sobre o assunto ao qual identificou a necessidade de melhorias e alinhe as ações ao seu desejo de mudanças, sabendo que não há nada pior do que permanecer no berço esplêndido da zona de conforto. Capacidade todos tem o que irá nos tornar diferente será a força de vontade para conquistar um lugar que para a maioria é impossível, não pela sua grandeza, mas pelo esforço que o reconhecimento e sucesso exigem. Assim, o que fazemos precisa nos deixar pessoas e profissionais mais competentes e felizes.