Inteligência emocional - Pilar 3 Automotivação
Em um mundo tão dinâmico, com tantas mudanças acontecendo, em um cenário incerto...a inteligência emocional, uma competência descrita por Daniel Goleman em 1995, é um dos "trunfos" dos profissionais do século 21. Por isso, vou fazer uma série de artigos aqui no Linkedin falando sobre os pilares da Inteligência emocional.
O terceiro pilar da Inteligência emocional é a Automotivação, tanto se fala sobre motivação e como se motivar ou motivar o outro, mas afinal, o que é Automotivação? Para Daniel Goleman, é uma paixão por trabalhar por razões que vão além do dinheiro ou status e uma propensão para perseguir metas com energia e persistência.
A palavra motivação vem do latim moveres, que significa mover, na direção certa até chegar a um objetivo, também podemos utilizar o termo como "o motivo que te leva a uma ação", porque o indivíduo se move. O automotivar-se para Daniel Goleman é a paixão que existe dentro de cada ser humano e o move a tomar ações que façam com estes objetivos sejam palpáveis. Nada pode motivar alguém, se tal ação não fizer sentido àquele indivíduo.
Para Hendrie Weisinger a motivação está ligada a três fontes, vamos conhecê-las para saber melhor como lidar com este pilar da Inteligência emocional:
- Você mesmo: Tudo começa no indivíduo, a vontade de fazer algo e entender que aquilo faz sentido na sua vida. Como exercício de automotivação , a neurociência apresenta a utilização de palavras de força e de positividade, além disso saber se utilizar de ferramentas e exercícios para controle da ansiedade e depressão.
- Equipes, grupos positivos e times inspiradores: A inspiração também desperta paixões e levam as pessoas a motivar-se. Além disso, relacionamentos muito próximos também podem gerar motivação.
- Um mentor: Uma pessoa inspiradora, aquela figura que é objeto de admiração, também é motivadora. Quando há essa correspondência, entre mentor e mentorado, o indivíduo se motiva e se inspira naquela pessoa.
- Seu ambiente: Um ambiente saudável, com paz, ar puro e uma rotina de sono, alimentação e felicidade. São elementos que fazem com que os indivíduos se inspirem.
Esses são elementos da automotivação, ponto importante no desenvolvimento da inteligência emocional.